Obras de modernização alteram operação da CPTM no Carnaval

Companhia aproveitará a redução do movimento de usuários no sistema para intensificar as obras, o que provocará o aumento do intervalo entre trens

sex, 08/02/2013 - 20h04 | Do Portal do Governo

Durante o Carnaval, de 9 a 12 de fevereiro, com a drástica redução do movimento de usuários no sistema, a CPTM aproveitará para intensificar as obras de modernização, o que provocará o aumento do intervalo entre trens. As intervenções serão realizadas em trechos e horários específicos. Confira a programação:

Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí]: No sábado, das 18h até o encerramento da operação comercial, as obras estarão concentradas no sistema de via permanente e sinalização, na região da estação Perus. No domingo, das 8h às 20h, haverá substituição de equipamentos de via permanente entre Botujuru e Campo Limpo Paulista.

No domingo, a circulação de trens ficará interrompida entre Pirituba e Caieiras. A operação PAESE, com ônibus gratuito para percorrer o trajeto afetado, será acionada. Para ter direito à viagem, os usuários devem retirar senha na área interna das estações do trecho afetado.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi]: No domingo, durante toda a operação, haverá intervenções na estação Palmeiras-Barra Funda e no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens, entre Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda. Na terça-feira, do inicio da operação até às 21h, haverá serviços na rede aérea entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina.

Linha 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú]: No sábado, a partir das 20h, serão realizadas obras de melhoria no sistema de rede área no trecho da estação Jurubatuba. No domingo, durante toda a operação, os serviços serão realizados no sistema de alimentação elétrica dos trens, entre as estações Socorro e Autódromo. Na terça-feira, também durante toda a operação comercial, os trabalhos ocorrerão no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. No mesmo dia, às 20h, os serviços de rede estarão concentrados no trecho da estação Ceasa.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz – Guaianazes]: No domingo, das 4h ao meio-dia, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens nas imediações da estação Tatuapé.

Linha 11-Coral [Extensão Guaianazes – Estudantes]: Na sexta-feira, das 22h até a meia-noite, obras de segregação da operadora de trens de carga MRS serão feitas entre Jundiapeba e Suzano. No sábado, das 20h até o fim da operação comercial, a circulação de trens será interrompida entre Jundiapeba e Calmon Viana, com ônibus da operação PAESE percorrendo o trecho afetado. Os serviços serão retomados no domingo, durante toda a operação, e prosseguirão na terça-feira, também durante todo o dia.

Linha 12-Safira [Brás – Calmon Viana]: No sábado, das 18h até a meia-noite de domingo, haverá obras na passarela da estação Aracaré. Na terça-feira, durante a operação comercial, serão realizadas obras de melhorias no sistema de rede área entre Engenheiro Goulart e USP Leste.

Informação aos usuários

Para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios

As obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Da CPTM