Obras de modernização alteram a circulação em linhas da CPTM no fim de semana

O PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) será acionado para atender aos usuários dos trechos interrompidos nas linhas 7-Rubi e 11-Coral

sáb, 09/03/2013 - 10h12 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, 9 e 10 de março, a CPTM dará continuidade às obras de modernização das linhas. Por esse motivo, a circulação de trens nas linhas 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí], 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú], 11-Coral [Guaianazes – Estudantes] e 12-Safira [Brás – Calmon Viana] ficará parcialmente interrompida em horários específicos.

O PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) será acionado para atender aos usuários dos trechos interrompidos nas linhas 7 e 11.

Confira a programação:

Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí]: durante todo o domingo, os trens não circularão entre Luz e Perus. Os usuários serão atendidos por 48 ônibus gratuitos do PAESE, que farão o trajeto de Palmeiras-Barra Funda a Pirituba e Perus.

Na Barra Funda, os ônibus partirão da rua Professor Wilfrides Alves de Lima, entre a av. Auro Soares de Moura Andrade e a rua Tagipuru. De lá, seguirão até as proximidades da estação Pirituba. O ponto de conexão estará localizado na pista lateral da av. Raimundo Pereira de Magalhães, esquina com a av. Paula Ferreira [ao lado do viaduto]. Já em Perus, o local para embarque e desembarque será a rua Crispim do Amaral. Os ônibus poderão fazer parada somente para desembarque no trecho entre os pontos de conexão.

Para utilizar os coletivos, é necessário retirar senha na área interna das estações do trecho interrompido. O acesso à estação Palmeiras-Barra Funda, para quem vem da região central de São Paulo, deverá ser feito pela Linha 3-Vermelha, do Metrô.

Entre Perus e Jundiaí, a circulação ocorrerá com maior intervalo.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi]: no sábado, das 18h até o encerramento da operação comercial, ocorrerão obras na via permanente, nas imediações da estação Barueri.

No domingo, durante toda a operação comercial haverá obras no sistema de alimentação elétrica dos trens entre Barueri e Itapevi. A circulação não será afetada entre Júlio Prestes e Barueri.

Linha 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú]: no sábado, das 20h até o encerramento da operação comercial, haverá intervenções na rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre Vila Olímpia e Berrini. No domingo, durante a operação comercial, os serviços serão estendidos no trecho até a estação Granja Julieta. Das 8h às 19h, a circulação ficará interrompida entre Osasco e Presidente Altino. Para seguir viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante, que atende ambas as estações.

Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra]: no domingo, das 9h às 17h, os serviços estarão concentrados na via permanente entre Mauá e Rio Grande da Serra. A circulação não será afetada entre Brás e Mauá.

Linha 11-Coral Expresso Leste [Luz – Guaianazes]: das 20h de sábado até a meia-noite de domingo, serão feitas obras na rede aérea de alimentação elétrica dos trens na região da estação Brás.

Linha 11-Coral [Guaianazes – Estudantes]: das 23h de sexta-feira [8] até a meia-noite de domingo, haverá obras na rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre Suzano e Jundiapeba.

No sábado, das 20h até o encerramento da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre Calmon Viana e Jundiapeba. Ônibus gratuitos do PAESE estarão disponíveis. Para utilizá-los, será necessário retirar senha na área interna das estações do trecho afetado.

Linha 12-Safira [Brás – Calmon Viana]: das 18h de sábado até a meia-noite de domingo, os trabalhos estarão concentrados na rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

No domingo, durante toda a operação comercial, os trens não circulam entre Brás e Tatuapé por conta das intervenções na rede aérea. Para seguir viagem, a alternativa é utilizar os trens da Linha 11-Coral.

Desafio

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios

As obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Da CPTM