Novo trem das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entra em operação nesta quinta

Governador Tarcísio de Freitas participa de trajeto inaugural com saída da estação João Dias e chegada na Vila Olímpia

qui, 08/06/2023 - 13h21 | Do Portal do Governo

Viagem Inaugural das Linhas 8 e 9 da Via Mobilidade

Os passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, agora contam com um trem mais moderno para o transporte pela Região Metropolitana de São Paulo. Nesta quinta-feira (8), ocorreu a viagem inaugural de uma nova composição, com a participação do governador Tarcísio de Freitas. O trajeto foi da estação João Dias da Linha 9-Esmeralda até a Vila Olímpia.

“Este é o primeiro de 36 trens que serão entregues. São trens com muita tecnologia, que vão prestar um serviço melhor, são mais leves e eficientes do ponto de vista energético porque consomem muito menos. Ou seja, nosso usuário será melhor amparado. Estamos extremamente engajados nisso”, afirmou Tarcísio.

O novo trem conta com melhorias tecnológicas e mecânicas para otimizar as viagens, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros. A composição é equipada com contador de passageiros, vigilância por vídeo, câmeras e retrovisores, sistema contra incêndio e material antichamas. Fabricado com aço inoxidável de durabilidade de 40 anos, o trem possui portas e janelas mais amplas e também consome menos energia nas viagens.

O primeiro dos novos trens vai operar tanto na Linhas 8-Diamante como na 9-Esmeralda, de acordo com a demanda operacional.

Antes da estreia na operação comercial, o veículo passou por rigorosos testes que garantem a segurança dos passageiros, como frenagem, tração, desempenho e sistema de informações, entre outros itens. Ao todo, foram feitos 28 procedimentos com mais de 2 mil páginas de resultados. A concessionária também promoveu treinamentos específicos para operadores que vão conduzir o novo trem.