Novo sistema de pagamento de taxas do Poupatempo tem adesão de bancos

Com o novo sistema, no momento em que é realizado o agendamento pelo portal, a pessoa recebe a opção de entrada no internet banking, para pagar a taxa no mesmo ambiente

qui, 01/10/2015 - 17h09 | Do Portal do Governo

O novo sistema de pagamento da taxa de serviço de segunda via do RG diretamente no Portal Poupatempo ganhou a adesão de mais um grande banco. Agora, além do Banco do Brasil e Bradesco, o sistema também ganhou a adesão do banco Santander. Outros bancos estão negociando para aderir ao sistema, segundo a Prodesp – Tecnologia de Informação, empresa que administra o Programa Poupatempo.

Com o novo sistema, no momento em que é realizado o agendamento pelo portal, a pessoa recebe a opção de entrada no internet banking dos bancos para pagar a taxa no mesmo ambiente, evitando o desconforto de ir até a agência bancária.

Caso o cidadão não seja cliente de um dos três bancos que integram o sistema, ou não queira utilizar essa forma de pagamento pela internet, existe a opção para impressão da guia de pagamento (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE), que pode ser recolhida em todos os bancos.

O sistema de agendamento não terá nenhuma mudança para os cidadãos que se enquadram nos casos de isenção de taxas para emissão de RG.

Outra inovação que vem sendo implantada no Programa Poupatempo é o uso de leitores de cartões de pagamento (pin pads).

As novas tecnologias estão sendo introduzidas como parte da estratégia do Governo do Estado de São Paulo, através da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, para melhorar a prestação de serviços no Programa Poupatempo, ampliando seu alcance. Com novos sistemas, aplicativos e equipamentos de autoatendimento que já estão em testes, o Governo está criando o Poupatempo de 2ª Geração, que permitirá ampliar a capacidade e abrangência do Popuatempo com menores custos e possibilidade de atendimento virtual por diversos canais eletrônicos.

Segundo o subsecretário de tecnologia e serviço ao cidadão de São Paulo, Julio Semeghini, o Governo de São Paulo está negociando com operadoras de telefonia móvel para oferecer à população trafego de dados gratuitos no acesso aos serviços do Poupatempo por meio de dispositivos móveis. Dois serviços de 0800 de dados devem ser contratados para prover aos usuários paulistas acesso aos 25 aplicativos do Serviço SP, loja de apps do governo para Android, iOS e Windows Phone com serviços como Detran, agendamento de serviços do Poupatempo e consulta de antecedentes criminais. “Até o final de 2016, metade dos atendimentos serão virtuais, o que permitirá levar outros serviços básicos ao Poupatempo, como saúde e segurança”, explica Semeghini.

Correios

O Poupatempo informa que já está normalizado o serviço de remessa postal de documentos, após o fim da greve dos funcionários dos Correios. A paralisação não chegou a causar grandes transtornos, mas o Poupatempo vinha alertando os cidadãos para os riscos de atrasos. O Poupatempo oferece a alternativa da remessa da Carteira de Identidade e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelos Correios como forma de facilitar a vida dos cidadãos, já que esta é a filosofia do programa desde a sua criação, em 1997.

O serviço é oferecido para CNH, 2ª via do RG e 1ª via do RG para menores de 18 anos. A taxa é de R$ 9,09 para RG e R$ 11,00 para a CNH.

Fazendo a opção de receber pelos Correios, a pessoa precisa ir apenas uma vez ao Poupatempo na hora de tirar ou renovar o RG ou CNH. A opção é feita no atendimento, que é realizado com hora e dia marcados. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo SP Serviços, no celular ou tablet, pelo portal do Poupatempo ou pelo Disque Poupatempo (0800-7723633), com ligação gratuita.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp, empresa pública de Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 457 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 66 unidades de atendimento instaladas na Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral.

Do Poupatempo