Nove alunos da rede estadual são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Os jovens viajarão a Brasília, entre os dias 24 e 28 de setembro, para vivenciar o cotidiano de um parlamentar na Câmara dos Deputados

ter, 14/08/2012 - 20h08 | Do Portal do Governo

Nove alunos da rede estadual de São Paulo foram selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012. Eles estão entre os 78 estudantes de todo o país que viajarão a Brasília entre os dias 24 e 28 de setembro para apresentar e votar projetos de lei de sua autoria.

A nova edição do programa, voltado a alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país, contará com 11 estudantes paulistas, nove deles da rede estadual, sendo oito do interior e um do litoral (veja lista abaixo).

Para participar, os alunos desenvolveram um projeto de lei com tema livre, abordando as áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte ou turismo.

Entre os estudantes selecionados está Murilo de Jesus Rocha, 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Bush, localizada na cidade de Praia Grande. O projeto dispõe sobre a criação do Sistema Único de Atendimento Veterinário (Suave), que visa diminuir o número de animais abandonados e dar assistência a famílias carentes que não têm condições financeiras para cuidar dos bichos de estimação.

“Temos uma cachorrinha em casa e ela ficou doente, então senti na pele como é caro manter um animal”. Murilo diz que participou do programa por influência de um colega e agora que ficou entre os 11 estudantes paulistas está ansioso para conhecer a capital do Brasil e a jornada parlamentar.

Com um projeto sobre a criação de centros de triagem e encaminhamento para o primeiro emprego, Keilla Gama de Souza, 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Milton de Tolosa, em Campinas, também foi selecionada. “Esse centro de triagem auxiliaria os alunos da rede a conciliarem estudo e trabalho, e com isso eles poderiam se dedicar mais na escola e ajudar suas famílias”, conta. Para a aluna, vai ser um grande aprendizado ir a Brasília. “Acho muito importante os jovens se envolverem e entenderem de política”.

Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado a alunos, com idade entre 16 e 22 anos, da 2ª e 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os autores dos melhores projetos são contemplados com uma viagem a Brasília e a oportunidade de participar de uma sessão especial na Câmara dos Deputados, conduzida pelos próprios estudantes, na qual passarão pela experiência de desempenhar as funções de um parlamentar.

Lista de alunos da rede estadual que tiveram projetos selecionados:

Aluno: Mariane Della Mura Rastelli
Cidade: Fernandópolis
Escola: Joaquim Antônio Pereira
Projeto: Institui a legalização do trabalho para maiores de 14 anos de idade sob regime da CLT

Aluno: Mateus Paulino Moreira
Cidade: Mogi das Cruzes
Escola: Professora Laurinda Cardoso Mello Freire
Projeto: Confere nova redação às condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação

Aluno: Thamires de Moura Santos
Cidade: Sorocaba
Escola: Prof. Aggêo Pereira do Amaral
Projeto: Institui a coleta de resíduos eletrônicos nos prédios públicos em território nacional

Aluno: Valentim José Zanibone Junior
Cidade: Vista Alegre do Alto
Escola: Prof. Salvador Gogliano Júnior
Projeto: Dispõe sobre a criação do Centro de Apoio para Crianças e Adolescentes com Vícios e Seus Respectivos Responsáveis

Aluno: Keilla Gama de Souza
Cidade: Campinas
Escola: Prof. Milton de Tolosa
Projeto: Dispõe sobre a criação de centros de triagem e encaminhamento para o primeiro emprego

Aluno: Beatriz Dias de Moraes
Cidade: Águas da Prata
Escola: Prof. Timótheo Silva
Projeto: Dispõe sobre a destinação de 3% da área de empreendimentos agropecuários a práticas agroecológicas

Aluno: Murilo de Jesus Rocha
Cidade: Praia Grande
Escola: Dr. Reynaldo Kuntz Busch
Projeto: Dispõe sobre a criação do Sistema Único de Atendimento Veterinário (Suave)

Aluno: Marceli Fernanda Malaman
Cidade: Araras
Escola: Prof. Vicente Ferreira dos Santos
Projeto: Trata da obrigatoriedade da substituição do papel convencional por reciclado nos órgãos públicos da União, Estados e Municípios

Aluno: Daniela Melegatti de Melo
Cidade: Orlândia
Escola: Oswaldo Ribeiro Junqueira
Projeto: Dispõe sobre o recolhimento de animais abandonados e de suas providências

Da Secretaria da Educação