Nota de esclarecimento

O Governo de São Paulo vem a público esclarecer que, contrariando as boas práticas jornalísticas, o site The Intercept Brasil ignora dados e metodologias oficiais sobre o enfrentamento ao coronavírus […]

sex, 27/11/2020 - 18h52 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vem a público esclarecer que, contrariando as boas práticas jornalísticas, o site The Intercept Brasil ignora dados e metodologias oficiais sobre o enfrentamento ao coronavírus nas unidades hospitalares de São Paulo.

Ao aplicar uma interpretação enviesada, peculiar e não-científica a dados obtidos de fonte desconhecida, o The Intercept Brasil se distancia do jornalismo factual e flerta com a ficção. Cria uma atmosfera de alarmismo e revela total desconhecimento sobre o Plano São Paulo de controle faseado e regionalizado da pandemia.

Em nome da transparência e do compromisso com uma população de 46 milhões de pessoas, o Governo de São Paulo torna pública a resposta enviada na última quinta (26) pela Secretaria de Estado da Saúde ao The Intercept Brasil que, lamentavelmente, não apresentou a seu público a íntegra abaixo:

A Secretaria de Estado da Saúde desconhece os números apresentados pela reportagem, que são totalmente incompatíveis com os dados reais e oficiais da média diária de internações na rede de saúde, apresentados com total transparência em coletivas de imprensa. do Governo de SP. Na coletiva de hoje (26), inclusive, os dados de internação da rede pública e privada mostram a variação da média diária de novas internações nas semanas epidemiológicas. As informações podem ser conferidas a partir dos 26 minutos do vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=my9OHpWVw00.

É possível notar que entre as semanas epidemiológicas 42 e 47, período que engloba os dias específicos citados pela reportagem, a média global de internações varia de 857 a 1.010. Fica evidente que os próprios dados separados aos quais o Intercept teve acesso, se somados, não são compatíveis com esses valores.

Todas as informações referentes ao coronavírus disponíveis para divulgação pública são divulgadas com diversos níveis de detalhamento e formatos no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavírus desde o início da pandemia, sempre com o compromisso da transparência.

Sobre o Censo COVID-19

O CENSO COVID-19 foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde em março de 2020, considerando a necessidade de monitorar o impacto da pandemia do novo coronavírus no sistema de saúde de São Paulo. A ferramenta foi criada a partir de doação de empresa da área de Tecnologia da Informação, sem custo ao Governo do Estado, e esta doação está disponível no Portal da Transparência.

Trata-se de um instrumento técnico e gerencial que permite o monitoramento em tempo oportuno da utilização de leitos de enfermaria e UTI para assistência a casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 nos serviços públicos e privados. Estes dados são de gestão pública para subsidiar as tomadas de decisão em tempo oportuno, como por exemplo, organização de referências, implantação de leitos, redirecionamento da capacidade de oferta. Por lei, é dever da Secretaria de Estado da Saúde resguardar a inviolabilidade das informações cadastradas pelos serviços de saúde no CENSO.

Dados abertos de internações relacionadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de leitos públicos ocupados estão disponíveis para consulta e download no site saopaulo.sp.gov.br/planosp/simi/dados-abertos/.