Nota à imprensa

O Governo do Estado de São Paulo é absolutamente favorável à ampliação do uso de bicicletas na capital e em todo o Estado, não só para lazer como também para […]

qua, 11/07/2012 - 19h20 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo é absolutamente favorável à ampliação do uso de bicicletas na capital e em todo o Estado, não só para lazer como também para trabalho. Trata-se de meio de transporte não poluente e que traz qualidade de vida às pessoas.

Provas disso são os esforços já realizados e/ou em curso para aprimorar a oferta deste tipo de transporte à população. No dia 10 de fevereiro, por exemplo, foram entregues mais cinco quilômetros de extensão da ciclovia do Rio Pinheiros. Com 19 quilômetros de via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), essa ciclovia é a maior pista urbana fora de parques. Desde a sua inauguração, a via já recebeu cerca de 500 mil ciclistas.

Outro exemplo emblemático é a ciclovia que unirá oito municípios da Região Metropolitana de São Paulo (incluindo a capital). O Plano Cicloviário Metropolitano prevê a construção, até 2014, de 13 km para a utilização exclusiva de bicicletas nas cidades de Guarulhos, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. A ciclovia terá como destino terminais de trens e ônibus, universidades e centros comerciais. Com este equipamento, a estimativa é que o uso da bicicleta em São Paulo pode superar 4% de todas as viagens diárias realizadas.

Ao longo da Linha 3-Vermelha do Metrô, há a ciclovia Caminho Verde com 12,2 km de extensão, ligando as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Outra ciclovia importante, que também está sendo ampliada, liga o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Jacuí, com 15 km de extensão. 

O Governo de SP também estimula o uso da bicicleta por meio de bicicletários em estações de transporte coletivo. Atualmente, há 45 em operação: 16 no Metrô, 23 na CPTM e 6 na EMTU. Juntos, eles oferecem 8.281 vagas (636 de paraciclos e 420 vagas no Metrô, 6.202 na CPTM e 937 na EMTU). Inclusive, há possibilidade de usar as bicicletas dentro do Metrô.

Pelos exemplos citados acima, fica evidente que a opinião do ortopedista Jorge dos Santos Silva, publicada em reportagem do Diário Oficial, veículo jornalístico editado pela Imprensa Oficial, é estritamente pessoal e não reflete a opinião do Governo de São Paulo.

Da Assessoria de imprensa do Governo do Estado