Nos primeiros oito meses do ano, 226 vidas foram poupadas no trânsito do Estado de São Paulo

De janeiro a agosto, houve queda de 6% no número de mortes em relação ao mesmo período de 2015; redução dos acidentes com vítimas foi de 23%

seg, 19/09/2016 - 16h18 | Do Portal do Governo

As mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo tiveram queda de 6% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). Foram 226 óbitos a menos nos primeiros oito meses de 2016.

Com relação ao mês de agosto, houve queda de 5% nos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2015.

Os acidentes com vítimas também mostraram redução tanto no acumulado do ano quanto no mês de agosto, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. No acumulado houve uma diminuição de 23% nas ocorrências. E em relação ao mês de agosto houve queda de 20%, demonstrando índices muito positivos e colaborando para que a meta para 2020, de redução em 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada.

O Infosiga SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito.

A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em agosto de 2016, por exemplo, 80% envolveram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos, 37% foram provocados por colisões e 30% atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram motociclistas (30%) e pedestres (29%).

Saiba mais sobre a metodologia do Infosiga SP

Ações do Governo do Estado para reabilitação de pacientes vítimas de trauma

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, vem desenvolvendo ações de treinamento e capacitação para profissionais da saúde das redes de atendimento de emergência e hospitais gerais dos 15 municípios conveniados. Essa capacitação tem o objetivo de reabilitar pacientes em fase inicial de tratamento de lesões traumáticas. Alguns diagnósticos serão priorizados neste atendimento, entre eles trauma raquimedular (TRM) ou cranioencefálico (TCE) e politraumatismo.

Essas equipes são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Esses profissionais treinados assumem o compromisso de serem os multiplicadores dessas orientações e cuidados em suas unidades de saúde. O material didático será disponibilizado permanentemente pela própria Secretaria.

O treinamento é presencial, tem duração de um dia e é oferecido por profissionais da Rede Lucy Montoro.

Convênio com municípios

Em fevereiro de 2016, O governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios – Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil).

Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município. O Comitê é composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; Setores de Engenharia de Tráfego, Educação e Fiscalização no Trânsito; Unidades de Saúde/Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran; Concessionárias/DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de possíveis causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015. É um programa que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado até 2020. É um programa inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.

O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Planejamento e Gestão – por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) -, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

Para que a meta de redução de 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada, o Governo vem intensificando esforços em atividades voltadas à educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, a parceria técnica da Consultoria Falconi e a parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP.

As empresas engajadas são Ambev, Abraciclo, Arteris, Banco Itaú, Porto Seguro, Optas e Grupo Ultra. Dentre os apoiadores, a Abraciclo, por exemplo, tem um programa chamado Moto Check-Up, de avaliação de motos e conscientização no trânsito. Em cada evento, que dura em média três dias, são avaliados gratuitamente 21 itens de segurança das motocicletas presentes.

Já a Arteris possui o Projeto Gerar, um Grupo Estratégico de Redução de Acidentes. Esse núcleo agrega profissionais de diversas áreas com o objetivo de implantar planos de ação para a segurança viária, assim como de estudar formas de aprimorá-la cada vez mais.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Comunicação
segurancanotransito@sp.gov.br
(11) 2193-6895 / 6811