No Dia Mundial sem Tabaco, Iamspe dá dicas para se livrar do vício

Cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo

sex, 30/05/2014 - 17h40 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) dá dicas para se livrar do vício.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é a principal causa de morte evitável no mundo e, somente no Brasil, cerca de 20 pessoas morrem por hora por causa de doenças ligadas ao tabagismo.

O cigarro é composto por cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas e se divide em duas fases: a sólida e a gasosa. A primeira é composta, basicamente, por monóxido de carbono e amônia. A segunda, principalmente, por nicotina e alcatrão.

Segundo a pneumologista e diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Castellano, o primeiro passo é escolher uma data para deixar o cigarro.

“Faça um plano de como irá lidar com a abstinência da nicotina. É necessário mudar seus hábitos e evitar todas as atividades vinculadas ao ato de fumar”, afirma.

Para facilitar o tratamento e impedir recaídas, é necessário o descarte de objetos e deixar de lado situações que lembrem o hábito de fumar.

“Abandonar isqueiros, cinzeiros e maços são decisões importantes para quem quer largar o vício”, ressalta.

A síndrome de abstinência acontece geralmente com maior força nas primeiras semanas após a falta de nicotina no organismo. Os sintomas da abstinência mais comuns podem variar entre inquietação, tristeza, distúrbios do sono, falta de concentração, dores de cabeça, tonturas, ansiedade e irritabilidade.

A pneumologista destaca que existem cuidados para controlar a fissura pelo cigarro e o humor. “Tomar água, mascar chicletes diet, praticar atividades físicas, comer frutas e legumes são algumas formas de combater a vontade de fumar”, explica.

Durante a caminhada até o abandono total do vício é necessário evitar situações como tomar café durante o trabalho ou depois do almoço, happy hour com bebidas alcoólicas e uso de objetos que remetam ao cigarro.

A falta do cigarro deixa os nervos trabalhando em maior frequência e pode ser compensada pelo maior consumo de alimentos. Por isso, equilibre a mudança com um plano alimentar equilibrado e controlado, associados à prática de exercícios físicos.

“Valorize os ganhos diários que ocorrem com a interrupção do tabagismo, principalmente os relacionados à saúde, como a redução dos riscos de ataques cardíacos, diversos tipos de câncer e capacidade pulmonar, além dos ganhos financeiros. Pense no que seria possível fazer para mudar sua rotina buscando atividades diferentes. Se for o caso, comece praticando esportes, isso representará a você um aumento na qualidade de vida. Resgate as coisas que mais gosta de fazer”, aconselha a médica.

O Iamspe lançou em 2013 uma cartilha com recomendações para deixar de fumar. Ela está disponível no site do Instituto.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe