No Dia Mundial sem Carro, Alckmin entrega 2 novos trens para a Linha 7-Rubi da CPTM

Antes do evento, o governador conheceu o simulador de trens, na Estação da Luz, equipamento utilizado para treinar maquinistas

qui, 22/09/2016 - 12h46 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 22, quando se comemora o Dia Mundial sem Carro, mais dois novos trens para a frota da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) da CPTM. Antes do evento, o governador conheceu o simulador de trens, na Estação da Luz, equipamento utilizado para treinar maquinistas.

“Nós teremos 65 trens zero quilômetro sendo entregues. São 520 carros, pois cada trem tem 8 carros. Vamos tirar os trens mais antigos, da década de 50 e trocar por novos. Isso melhora a regularidade, o conforto, amplia os horários e atende melhor a população”, explicou o governador.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), o trem possui monitoramento com câmeras na parte externa e interna e é acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (conta com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes). Possui também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Do lote de 65 trens encomendados, dois já fazem parte da frota do serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral, e um da Linha 7-Rubi. As demais unidades serão entregues nos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes. Eles serão incorporados para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

Testes

Ao receber do fabricante um novo trem, a CPTM realiza inúmeros testes antes que ele entre em operação, garantindo a segurança dos passageiros.

São testados todos os sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados.

Os novos trens fazem testes sem usuários durante o dia, sem parada nas estações e, na madrugada, com simulações de embarque e desembarque.

Simulador de trens

A CPTM conta com quatro simuladores de trens, instalados nas unidades de treinamento da Lapa, Brás, Presidente Altino e Luz. O primeiro foi adquirido em 2011 e, desde então, a empresa treina os maquinistas no simulador antes de iniciar o treinamento em campo, com os trens.

Similares a equipamentos utilizados em setores como aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. O dispositivo está programado para reproduzir as características dos trens de diversas séries que compõem a frota da Companhia.

Os simuladores também possuem dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanhar e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.

Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também mudanças climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente, para que o operador possa se adaptar às mudanças na linha.

Desde a aquisição dos primeiros simuladores, em maio de 2011, a CPTM já formou 315 novos maquinistas em mais de 12.600 horas de treinamento. Só neste ano, de janeiro a agosto, 805 profissionais formados fizeram curso de atualização e capacitação, totalizando 2.800 horas de treinamento nos simuladores.

A CPTM oferece todos os recursos para a capacitação e reciclagem dos maquinistas e controladores do Centro Operacional, uma vez que não existe no mercado cursos visando à formação desses profissionais.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Assessoria de Imprensa
(11) 3117-7490 / 7492
www.cptm.sp.gov.br