No Dia do Funcionário Público, Iamspe presta homenagem a seus profissionais

Histórias de motivação e dedicação exaltam a categoria

seg, 28/10/2013 - 9h11 | Do Portal do Governo

O Dia do Funcionário Público foi instituído em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, embora a função tenha se iniciado bem antes, nos tempos da vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

No Estado de São Paulo, como em outros Estados, o funcionalismo tem um importante papel na prestação de serviços públicos essenciais. No Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que possui mais de 5 mil profissionais, esse trabalho exige muita responsabilidade, pois o objetivo é cuidar da saúde do servidor público e seus beneficiários.

O Instituto, inaugurado em 1961, é patrimônio do funcionalismo estadual, considerado um centro de referência na área médica.

O termo “Servidor Público” foi adotado a partir da publicação do Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, em 1990, a todo trabalhador de órgãos dos governos federal, estadual ou municipal.

A nossa homenagem nesta data é para os servidores do Iamspe, estendido aos demais servidores do Estado. Muitos deles estão há décadas no funcionalismo público e ainda sentem o mesmo orgulho e motivação de quando iniciaram sua carreira.

É o caso de João Golfetto, que chegou ao Iamspe um mês após sua inauguração e, desde então, ocupou cargos de tesoureiro, chefe de seção e assistente, além de fazer plantões administrativos de 12 horas por aproximadamente 20 anos.

Ele conta que teve conhecimento de abertura de vagas do novo instituto pelo jornal e se interessou porque se tratava de um hospital de grande porte, com melhor remuneração.

“Sinto orgulho e a mesma disposição de 52 anos atrás. Já recebi várias homenagens durante esse tempo, inclusive das mãos do governador Geraldo Alckmin por ocasião dos 51 anos do HSPE”, conta.

Há 35 anos, a enfermeira Helena Matsuko Kishi, recém-formada, prestou concurso no Iamspe e no Hospital das Clínicas e passou nos dois, mas optou pelo Hospital do Servidor.

Admitida em março de 1978, foi designada para trabalhar no Serviço de Neurologia, uma especialidade de alta complexidade, que também incluía a Neurocirurgia.

Em 1985, assumiu a encarregatura do serviço, que foi desmembrado em 1991, quando então permaneceu como responsável pela área cirúrgica. Participou da criação das unidades de pacientes com quadro crítico, inclusive a unidade neuropediátrica, e foi assistente e diretora médica-cirúrgica de enfermagem.

“O segredo é nunca perder a motivação, é algo de cada pessoa, me orgulho de ter escolhido o Iamspe, e sempre busquei melhorar. Eu fiz, entre outras especializações, a de qualificação e capacitação para implantação de Cateter Central Venoso pela Infusion Nurse Society [USA], ajudei na elaboração de protocolos de quimioterapia para pacientes de neurocirurgia e sou professora de faculdade desde 1980”, destaca.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe