No dia de São João repentistas fazem a festa na Estação Osasco

Usuários que passarem pela estação nesta quarta-feira, 24, poderão sugerir temas para os artistas

ter, 23/06/2015 - 20h05 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 24, dia de São João, a Estação Osasco da CPTM, que serve às linhas 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), receberá a dupla de repentistas da Mostra Chapéu de Palha, das 17h às 18h30.

A apresentação é totalmente improvisada, interagindo com o público. Os usuários que passarem pela estação poderão sugerir temas para os repentistas, chamados de “mote”. A dupla carrega em seu repertório algumas modalidades do repente e da literatura de cordel.

A produtora cultural Telma Queiroz, responsável pela ação, destaca a importância da parceria com a CPTM. “É fundamental, pois há muitos nordestinos em São Paulo que passam pelas estações”. Telma conta um episódio que presenciou em uma apresentação. “Outro dia um passageiro parou, ficou olhando o repentista por um longo tempo. Ficou encantado ao perceber que tinha a coletânea do artista que se apresentava em seu celular”, lembra.

A Mostra Chapéu de Palha reúne repentistas, cordelistas, poetas, forrozeiros e interessados na cultura nordestina. O objetivo é divulgar o repente, também conhecido como “cantoria”, arte de destaque no nordeste brasileiro, com origens que remetem ao século XIX e que hoje possui diversas modalidades.

O evento já é conhecido do público e passou por outras estações da CPTM neste ano: em fevereiro, foi realizado em comemoração aos 114 anos da Estação Luz. Em março foi a vez da Estação Grajaú receber a dupla, que também se apresentou na Estação Tatuapé, em abril. No mês passado, celebrando o aniversário do Expresso Leste, os repentistas foram a atração da Estação Dom Bosco.

​Serviço

Evento: Mostra Chapéu de Palha
Local: Mezanino da Estação Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda)
Data e Horário: 24/06, quarta-feira, das 17h às 18h30
Grátis

Da CPTM