No Dia da Árvore, Alckmin dá início a plantio às margens do Rio Pinheiros

Parques da Secretaria do Meio Ambiente receberão reforço de reeducandos do semiaberto para manutenção dos jardins e plantio de árvores nativas

qua, 21/09/2016 - 12h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta quarta-feira, 21, data em que se comemora o Dia da Árvore, uma parceria socioambiental que viabilizará serviços de jardinagem e manutenção nos parques urbanos da Secretaria do Meio Ambiente. A primeira ação foi feita por 50 reeducandos do sistema prisional no Pomar Urbano, localizado às margens do Rio Pinheiros.

“Os reeducandos trabalham, adquirem uma profissão, reduzem a pena e ganham uma bolsa. Então, todos querem participar. Este programa será não apenas nos rios, mas também nos principais parques de São Paulo, aumentando suas áreas verdes com nossa frente de trabalho. As escolas também estão sendo reformadas e recuperadas com nossos reeducandos”, explicou o governador.

A parceria conta, ainda, com as secretarias do Emprego e Relações do Trabalho e da Administração Penitenciária. A ação conta com a participação do Movimento Novas Árvores Por Aí e do botânico Ricardo Cardin.

Ao todo, 175 reeducandos terão a oportunidade de aprender uma nova profissão, durante nove meses, como parte de sua preparação para reingressarem na força produtiva da sociedade paulista.

A parceria poderá ser prorrogada por um período de até 60 meses, recebendo novos reeducandos a cada nove meses. Além do Pomar Urbano, a Frente de Trabalho, que é administrada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, atuará nos parques Villa‐Lobos, Água Branca, Belém, Juventude e Horto Florestal.

Nos parques, os reeducandos trabalharão na manutenção dos jardins e no enriquecimento dos bosques urbanos com árvores nativas de São Paulo, contribuindo para o embelezamento da cidade e para a redução da poluição, uma vez que elas absorvem ruídos e melhoram a qualidade do ar.

Entre as árvores nativas que serão plantadas estão o ingá, a figueira, a palmeira juçara, o manacá da serra, a embaúba e a palmeira que deu origem ao antigo nome do rio Pinheiros: jerivá. Antigamente, o Pinheiros era conhecido como jurubatuba ou jiribatuba, que significa “lugar que tem muito jerivá”. O jerivá também é o símbolo do Pomar Urbano, que desde 1999 já recuperou cerca de 24 quilômetros das margens do rio Pinheiros com apoio de empresas parceiras.

Para participarem do programa Frente de Trabalho, os reeducandos devem estar cumprindo pena em unidade prisional destinada ao regime semiaberto e ter bom comportamento. Eles recebem, mensalmente, uma bolsa‐auxílio de R$ 300 e seguro contra acidentes pessoais. Eles também podem solicitar ao Poder Judiciário a remição de um dia de pena para cada três dias trabalhados. O programa é completo com cursos de capacitação profissional.

Secretaria do Meio Ambiente
(11) 3133-3369 / 3370