Na semana do Dia Mundial Sem Carro, Alckmin entrega dois trens para a CPTM

Composições vão reforçar serviço oferecido pela Linha 8, que atende diariamente 460 mil pessoas

qua, 19/09/2012 - 15h43 | Do Portal do Governo

Na semana em que se celebra o Dia Mundial Sem Carro, a frota da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi reforçada com a entrada em operação de mais dois novos trens, entregues pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, 19.

“É uma grande conquista para a população, que terá trens novos com ar condicionado e toda a infraestrutura de acessibilidade, ou seja, um trem de qualidade”, apontou o governador.

Equipadas com tecnologia de ponta, design arrojado e funcional, as composições vão circular na Linha 8, que atende diariamente cerca de 460 mil passageiros, entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. Movidos a energia elétrica, os trens não emitem poluentes na atmosfera, evitando o aumento do efeito estufa.

Modernização da Frota

Desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Somando as duas novas composições, a CPTM totaliza 79 em operação. As demais continuarão sendo entregues gradativamente até 2013. Além disso, está sendo licitado um novo lote de 65 trens de oito carros, cuja abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em fornecer as composições está marcada para 17 de outubro.

O investimento na frota de trens da CPTM também significa redução do gasto em energia, em tempos de escassez dos recursos naturais. A diferença entre o consumo energético por passageiros transportados nos meios individuais e nos coletivos é brutal. Por dia, os trens da CPTM percorrem mais de 77 mil km, somando as viagens realizadas nos dias úteis, nas seis linhas do sistema. São mais de 250 km de trilhos, 22 municípios atendidos e 2,7 milhões de passageiros transportados diariamente nos dias úteis.

A adesão a esse modal é uma prática verde sustentável, pois nos motores de combustão interna dos carros 64% da energia produzida se perdem em forma de calor. Além disso, uma vez na atmosfera, esses poluentes não se dispersam. No caso dos trens e trólebus, de tração elétrica, essa perda é de 20%; isso sem falar que não poluem.

Acessibilidade

Com 170 metros de comprimento e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), as novas unidades são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e são dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio). Além disso, estão equipadas com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa. Os trens contam com oito carros e foram fabricados pela CAF na unidade de Hortolândia, no interior do Estado.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França, em 1997, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

A ideia foi difundida em vários países europeus que promovem inúmeras atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro). Em 2003, uma bicicletada marcou a adesão ao evento e, desde então, várias ações são realizadas durante a semana de 22 de setembro, visando despertar o público para as questões decorrentes da poluição ambiental, como a emissão do dióxido de carbono (CO2), o efeito estufa e as doenças respiratórias, entre outros.

Da CPTM