Na rede pública, exame médico gratuito para homens

Secretaria Estadual da Saúde oferece exames médicos gratuitos para homens a partir dos 50 anos, na capital e no interior.

qui, 16/07/2015 - 12h11 | Do Portal do Governo

O programa Filho que AMA leva o pai ao AME [Ambulatório Médico de Especialidades], da Secretaria Estadual da Saúde, oferece exames médicos para homens a partir dos 50 anos de idade. A iniciativa é gratuita. Mais de 50 mil consultas foram realizadas, beneficiando cerca de 20 mil homens, em todo o estado.

Sem necessidade de encaminhamento médico, exames preventivos e consultas são realizados aos sábados, nas áreas de cardiologia e urologia, em 25 AMEs da capital, Região Metropolitana, do interior e litoral.

A campanha de prevenção e promoção de saúde incentiva os filhos dos pacientes a levarem seus pais ao médico. Para fazer o exame, é preciso ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais. O atendimento é dividido em dois sábados. No primeiro, são avaliados o peso, a altura e o risco cardíaco; feita uma bateria de exames laboratoriais de sangue; além de eletrocardiograma.

Para o sábado seguinte, é agendado o retorno para as consultas com o cardiologista e urologista, que avaliam os resultados dos exames. Se houver alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento, já dentro da rotina de atividades comuns do AME.

“O agendamento aos sábados facilita o atendimento preventivo a esses homens, sem danos às suas rotinas de trabalho durante a semana. O programa também foi pensado como um apelo aos filhos e parentes, de modo geral, para que estimulem essa visita ao médico”, explica o secretário da Saúde, David Uip.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Os AMEs funcionam aos sábados, das 7h às 13h; oferecem atendimento regional e os pacientes são encaminhados para a unidade mais próxima de sua cidade.

Os ambulatórios participantes são os seguintes: Heliópolis (capital); Mogi das Cruzes; Taboão da Serra; Carapicuíba; Mauá; Araçatuba; Américo Brasiliense; Santos; Praia Grande; Barretos; Bauru; Promissão; Jundiaí; Franca; Ourinhos; Rio Claro; Presidente Prudente; São João da Boa Vista; Mogi-Guaçu; Votuporanga; São José do Rio Preto; Sorocaba; Caraguatatuba e Tupã, além do Centro de Referência do Idoso (CRI) Norte, na capital.

Da Secretaria de Planejamento e Gestão
CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal)