Mutirão do Visão do Futuro vai atender 3.600 alunos da rede estadual neste sábado

Os estudantes passarão por consultas oftalmológicas em unidades de saúde conveniadas ao programa, desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade

sex, 24/05/2013 - 9h08 | Do Portal do Governo

O Visão do Futuro deve atender neste sábado, 25, 3.600 alunos de escolas estaduais localizadas na capital. Crianças com idades entre 6 e 7 anos passarão por consultas oftalmológicas em unidades de saúde conveniadas ao programa, voltado a alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo.

O mutirão será realizado das 9h às 17h na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Instituto Suel Abujamra, no Hospital Cema AME Leste, no Instituto Tadeu Cvital e na Santa Casa de SP.

Neste ano, o número de atendimentos por mutirão aumentou em média 45%. No total, até o fim do ano, serão oito Mutirões da Visão, sendo sete para atender novos alunos e um para reavaliação de estudantes que já passaram pelo processo. A previsão é que 74 mil crianças da rede estadual passem pela triagem nas escolas e que aproximadamente 20 mil recebam atendimento oftalmológico.

Para participar dos mutirões, os alunos devem ir acompanhados pelos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Os estudantes e seus familiares recebem transporte e lanche fornecidos pela pasta e têm o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolvem atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.

Desde a triagem no serviço de saúde à consulta médica e à dispensa do estudante, o tempo médio de atendimento deve ser de três horas. Após a consulta, caso haja necessidade, as crianças recebem gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Balanço

Levantamento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mostra que, entre 2009 e 2012, 29.192 alunos receberam óculos. O número representa 39,3% dos 74.199 estudantes com idades entre 6 e 7 anos de escolas públicas de São Paulo que participaram dos mutirões de saúde nesse período.

Somente no ano passado, 75.200 alunos passaram pela triagem nas escolas estaduais. Desses, 19.821 foram encaminhados para atendimento, sendo que 3.535 estudantes receberam óculos.

Todos os estudantes passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas os alunos que já usavam óculos ou que apresentavam algum sinal ou sintoma de problema oftalmológico. Aos que tinham necessidade foram cedidos óculos.

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos.

São quatro fases de execução do programa: treinamento dos professores das redes estadual e municipal de ensino para a realização da triagem nos alunos; encaminhamento dos estudantes para consultas oftalmológicas nos mutirões; confecção dos óculos por meio da Secretaria Estadual de Saúde e entrega aos estudantes por meio das secretarias estadual e municipal da Educação, e por fim a avaliação do programa.

Da Secretaria da Educação