Mutirão de mamografia do Iamspe atenderá 120 mulheres no próximo sábado

Iniciativa do Instituto marca a celebração do Dia Mundial da Mamografia; exames serão oferecidos a servidoras estaduais a partir dos 40 anos

ter, 04/02/2014 - 9h09 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove no próximo sábado, 8 de fevereiro, um mutirão de mamografia que deverá atender 120 mulheres no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista.

A iniciativa, que tem como objetivo estimular a realização do exame entre as servidoras públicas estaduais e suas beneficiárias a partir dos 40 anos de idade, será realizada na semana em que se celebra o Dia Mundial da Mamografia (5 de fevereiro).

Os exames serão oferecidos gratuitamente no sábado, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. A entrada será pela Avenida Pedro de Toledo, nº 1.800, Vila Clementino, na capital.

Com o mutirão, o Iamspe pretende incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, um tumor maligno que ocorre por alterações genéticas em determinados conjuntos de células, que passam a se dividir acima do normal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 458 mil pessoas morrem por ano em decorrência da doença. No HSPE, a cada dois dias é diagnosticado um novo caso de câncer de mama.

“Muitos casos são diagnosticados em estágios avançados e, por isso, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas”, explica Mirian Matsura Shirassu, especialista em medicina social e diretora do Programa Prevenir Iamspe.

“A mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, afirma a especialista.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe