Mutirão contra câncer de próstata atenderá 10 mil servidores de SP

Pacientes passarão por coleta de sangue para dosagem de PSA no Hospital do Servidor Estadual e por orientação na rede própria do Iamspe no interior

sáb, 23/11/2013 - 18h49 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promoverá, a partir de 25 de novembro, uma campanha de prevenção ao câncer de próstata que deverá atingir cerca de 10 mil pessoas, entre atendimentos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, e orientação e encaminhamento nos postos de atendimento do Instituto no interior.

A campanha tem como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Serão 14 pontos de orientação em todo o Estado.

No HSPE, a campanha ocorrerá de 25 a 29 no novembro, no ambulatório de Urologia do hospital, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de agendamento prévio e os servidores estaduais e seus beneficiários com 45 anos ou mais passarão por avaliação médica e terão o sangue coletado para dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Nos postos de atendimento do Iamspe no interior (Ceamas), as orientações serão realizadas apenas no dia 27.

Segundo o diretor do Serviço de Urologia do HSPE, Limirio Leal da Fonseca, a detecção precoce do câncer de próstata pode aumentar significativamente as chances de cura.

“O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, não havendo sintomas nos estágios iniciais da doença. Em uma fase mais avançada, o paciente pode sentir dor óssea, dificuldade para urinar, apresentar sangramentos na urina, infecções ou insuficiência renal”, diz o médico.

Segundo registro do Instituto Nacional de Câncer em 2012, estima-se que, no Brasil, são detectados cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata por ano.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe