Museus, parques e diversos eventos marcam as comemorações dos 465 anos de São Paulo

Metrô e CPTM ampliarão o horário de funcionamento para garantir o acesso aos museus, que estarão abertos, gratuitamente, até meia-noite

ter, 22/01/2019 - 12h38 | Do Portal do Governo

Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, o Governo do Estado realizará diversas ações culturais e de lazer em museus, parques e diversos equipamentos culturais espalhados pela capital.

Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado vão ampliar o horário de funcionamento no feriado de 25 de janeiro e estarão abertos para visitação até meia-noite, com programação especial e atividades relacionadas à história, à cultura e à diversidade da cidade.

Para garantir o acesso à programação, todas as linhas do Metrô e CPTM vão funcionar em horário especial no dia 25, até 1h.

Dentre outras atrações, destaca-se a reinauguração do auditório da Pinacoteca, com um pocket-show voz e violão de Zezé Motta, apresentando faixas de “O Samba Mandou me Chamar”, álbum recém-lançado pela cantora.

Confira a lista dos museus que ficarão abertos até meia-noite, a programação de cada um e os endereços clicando aqui.

Atividades para o corpo, a mente e a alma

As bibliotecas manterão os programas permanentes e especiais, divididos por faixa etária. Não é preciso inscrição antecipada e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

No dia 25, às 15h, a Cia. Ruído Rosa se apresenta na Biblioteca de São Paulo com o conto “Histórias da Garoa”, baseado nas obras de Adoniran Barbosa, Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

No dia do aniversário da cidade, a Biblioteca do Parque Villa Lobos terá o “Hora do Conto da BVL” (momento de contação de histórias que aguçam o hábito da leitura e da imaginação da criançada) especial, com o conto de Iracema Cerdán Galvez “Um passeio pela cidade de São Paulo”, interpretado pelo Tricotando Palavras.

Às 16h, será a vez da Cia. LaMínima se apresentar na BVL para a criançada, com o espetáculo Radio Varieté, em que três palhaços montam uma parafernália tecnológica aparentemente obsoleta que vai se transformar em um estúdio de rádio-circo-teatro e apresentar atrações jornalísticas dramático-musicais, em uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio. O visitante também poderá frequentar a Sala de Videogames, das 9h30 às 18h30.

Confira a programação completa das bibliotecas aqui.

Em virtude do aniversário da cidade, a Oficina Cultural Juan Serrano terá uma programação com diversas atividades gratuitas e livres, para todas as idades. Trata-se da Integração Cultural: 465 anos da cidade de São Paulo com aula de zumba, oficina de slime, peça de teatro, espetáculos de circo, apresentações musicais e atividade sobre cultura popular. Aqui, a programação completa.

Já as Fábricas de Cultura, para celebrar os 465 anos de São Paulo, realizam diversas atividades voltadas para todos os públicos, com homenagem ao hip hop na zona sul e leitura pública, oficina de criação, mediação sobre a Avenida Paulista e gincana de curiosidades sobre a cidade, na zona leste.

A programação das Fábricas de Cultura pode ser verificada aqui.

Orquestra e dança

Ainda no dia 25, às 16h e às 16h45, haverá performance da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) no Espaço Cultural Porto Seguro. A entrada é gratuita.

Já no domingo, 27, às 11h, a Orquestra Jazz Sinfônica apresenta, na Sala São Paulo, concerto em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, com repertório de grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Dominguinhos e Gilberto Gil, entre outros.

Confira mais informações neste link.

Comemorando “nos trilhos”

Entre os dias 21 e 26 de janeiro, as estações Trianon-Masp (corredor interno) e Sumaré (área externa) estarão iluminadas com as cores da bandeira da cidade de São Paulo (vermelha, branca, verde e amarela).

Durante todo o mês de janeiro, também em comemoração ao aniversário da cidade, a Linha da Cultura do Metrô conta com a exposição “Sampa Visto de Cima”, do fotógrafo Marcelo Sonohara. A mostra fica na estação Sé, no centro da capital, composta por 14 fotografias aéreas que retratam pontos históricos da cidade em ângulos diferentes dos tradicionais e pode ser visitada pelos usuários, gratuitamente, no mezanino da estação.

O projeto “Viajando por São Paulo com Adoniran Barbosa”, por sua vez, traz novidades em comemoração aos 465 anos da cidade e une todas as exposições sobre a relação do sambista com as regiões da cidade.

Entre os dias 10 e 31 de janeiro, a estação Republica, da linha 3-Vermelha, recebe 52 imagens que passaram por diversas estações desde agosto de 2018, mostrando como Adoniran fez sua história não só no bairro do Jaçanã, mas nos quatro cantos da cidade.

Já na Estação Tiradentes, a Sala MAS, do Museu de Arte Sacra, vai inaugurar a mostra “Adagio”, do artista visual paulistano Allann Seabra, sob curadoria de Bianca Boeckel, com esculturas e um site specific em aço corten que abordam questões da memória, da infância e do tempo.

Na estação São Paulo-Morumbi, concedida à ViaQuatro, acontece na quinta, 24, e na sexta, 25, das 14h às 15h, a apresentação musical da Banda da Paz, dentro do Projeto “Eu faço a Paz”, em parceria com o Maestro Caixote e Carlos Albatrós. A banda conta com cinco artistas. O projeto visa a promoção e o incentivo à paz.

A Estação Luz da CPTM, por sua vez, recebe no dia 22, das 10h às 17h, a exposição “Memória Paulistana”, com uma mostra de 12 obras pintadas à tinta a óleo que contam a história de São Paulo, pela artista plástica Cristiane Carbone, que também estará presente e fará uma performance ao vivo: pintará um quadro para mostrar ao público o processo de conservação do imaginário paulistano.

Tem festa também nos Parques Estaduais

Para curtir o feriado do aniversário da cidade, os parques estaduais oferecerão diversas atividades.

O Parque Villa-Lobos terá o “Verão Cartoon Network 2019”. Entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro, contará com um parque de diversões com a temática do canal Cartoon Network, com brinquedos de diversos tipos relativos ao verão, como tirolesa, piscina de bolinhas, parede de escalada, cama elástica e tobogã, além de atrações artísticas com os personagens do canal. Algumas atrações terão cobrança de ingresso.

Entre os dias 25 e 27 de janeiro (de sexta a domingo), haverá programação em outros parques, como o “Família no Parque”, que acontece no Parque Candido Portinari (anexo ao Villa-Lobos), com projeto recreativo com atividades interativas para crianças como jogos, brincadeiras, áreas kids e atividades especiais. O evento será de acesso gratuito, com algumas atividades com cobrança de ingresso.

No Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), será realizado o “Brincando no Parque”, com atividades recreativas para crianças por meio de brincadeiras antigas, como amarelinha, ciranda, bolinha de gude, forca, pebolim, quebra cabeça e também brinquedos infláveis, todos com monitoramento especifico.

O Parque Dr. Fernando Costa (Água Branca) terá o “Festival de Verão com Festa do Sorvete”, com feira de gastronomia com produtos relacionados ao sorvete, além de exposição e venda de artesanato e apresentações musicais regionais e também infantis. Contará, também, com atividades recreativas para crianças por meio de brinquedos infláveis, com cobrança de ingresso pelo proponente.

Mais informações sobre os parques podem ser verificadas aqui.