Museus do Governo do Estado participam do Museum Selfie Day

Mobilização mundial nas mídias sociais acontece na quarta-feira, 18

seg, 16/01/2017 - 9h05 | Do Portal do Governo

Que tal tirar uma selfie criativa em um museu e postar nas mídias sociais? Essa é a proposta do Museum Selfie Day, iniciativa que nasceu nas mídias sociais em 2014 e, pela quarta vez, reunirá museus e visitantes do mundo todo em torno da hashtag #MuseumSelfie. Em São Paulo, os 19 museus da Secretaria vão participar pela segunda vez da ação, uma oportunidade de divulgar as instituições nas redes sociais e mostrar ao público – principalmente aos jovens – que os museus são espaços divertidos, atraentes e conectados com as novas mídias.

“Os museus são instituições modernas ligadas ao tempo presente. Uma iniciativa dessa confirma a vocação dos museus de serem instituições que têm raízes e histórias, mas que estão antenadas com os tempos atuais. E são lugares de diversão também”, explica o secretário da Cultura, José Roberto Sadek.

Qualquer pessoa pode participar da campanha na quarta-feira, 18 de janeiro, postando um autorretrato em um museu com a hashtag #MuseumSelfie. As instituições vão estimular os visitantes a fazer as suas fotos e também vão aproveitar para publicar selfies revelando curiosidades dos bastidores e brincadeiras relacionadas ao acervo.  As fotos serão postadas no Facebook, Instagram e Twitter das instituições; já os perfis da Secretaria da Cultura (@culturasp) publicarão os destaques ao longo do dia.

Hoje em dia, as selfies fazem parte da experiência cultural de acesso e apropriação de espaços culturais como os museus, por isso, o Museum Selfie Day busca instigar o visitante nas produções das fotos e circular essas imagens nas redes sociais, com uma proposta mais ampla mostrando ações que não são vistas geralmente pelo grande público.

Confira, abaixo, a lista de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e siga os perfis nas mídias sociais. Acompanhe as postagens ao longo do dia pesquisando por #MuseumSelfie.

Casa das Rosas
Casa Guilherme de Almeida
Estação Pinacoteca
Memorial da Resistência
Museu Afro Brasil
Museu Casa de Portinari – Brodowski
Museu Catavento
Museu da Arte Sacra
Museu da Casa Brasileira
Museu da Diversidade Sexual
Museu da Imagem e do Som – MIS
Museu da Imigração
Museu da Língua Portuguesa
Museu do Café – Santos
Museu do Futebol
Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão
Museu Índia Vanuíre – Tupã
Paço das Artes
Pinacoteca do Estado

Da Secretaria da Cultura