Museu do Café comemora 17 anos com workshops e visita especial

Museu está localizado no Centro Histórico de Santos

seg, 09/03/2015 - 20h05 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira, dia 12 de março, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, comemora 17 anos desde a sua fundação. E para compor a programação em homenagem à data, o equipamento cultural preparou atividades para todos os gostos, com intervenção artística pelo Centro Histórico, catraca livre e visita especial, além de dois workshops voltados à criação e harmonização de drinks à base de café com a especialista em bebidas Nina Rodrigues.

Com a catraca livre no dia 12, o museu realiza uma visita especial às 16h. Na ocasião, os visitantes da instituição serão recebidos pelos educadores caracterizados como alguns dos principais personagens da história do café, proporcionando aos presentes uma verdadeira viagem no tempo. Do lado de fora, o público será surpreendido por uma intervenção artística com atores a partir das 12h. Também caracterizados, eles convidarão os transeuntes a conhecerem a nova exposição de média duração do museu e o interior do palácio da Bolsa Oficial de Café, retrato da riqueza do auge do período cafeeiro.

Completando a programação, o museu recebe a especialista em bebidas, Nina Rodrigues, para duas atividades. No dia 14, ela ministra o workshop “Café e Harmonização”, no qual ensina a desenvolver a percepção sensorial, aprimorando o olfato diante do aroma trazido pelo café. O objetivo é recordar os quatro sabores base (doce, salgado, amargo e ácido) que permitem adquirir técnicas para a perfeita escolha dos elementos que mais se encaixam na harmonização de diferentes tipos de café. No dia seguinte, 15, Nina volta com o workshop “Drinks de café – Coquetelaria base”. Neste, a especialista apresenta as técnicas de elaboração de alguns dos drinks mais clássicos do mundo, como a “Caipirinha”, o “Mojito” e o “Cosmopolitan”, utilizando o café como base nas preparações. Ambas as atividades são gratuitas e acontecem às 14h, no Museu do Café. Cada workshop tem um limite de 18 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail museudocafe@museudocafe.org.br.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Abertura também às segundas-feiras entre novembro e março. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site do Museu do Café.

Serviço

Programação “17 Anos do Museu do Café”
Visitação gratuita
Data: 12/03
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Horário: das 9h às 17h

Intervenção artística pelo Centro Histórico
Data: 12/03
Local: Centro Histórico de Santos
Horário: 12h
Nesta ação, 50 vales-café serão distribuídos como cortesia para o público utilizar na Cafeteria do Museu.

Visita especial – Personagens do café
Data: 12/03
Local: Museu do Café
Horário: 16h
Preço: Grátis

Workshop de “Café e Harmonização”
Data: 14/03
Local: Museu do Café
Horário: 14h
Preço: Grátis
Vagas: 18 | Inscrições pelo e-mail museudocafe@museudocafe.org.br

Workshop de “Drinks de café – Coquetelaria base”
Data: 15/03
Local: Museu do Café
Horário: 14h
Preço: Grátis
Vagas: 18 | Inscrições pelo e-mail museudocafe@museudocafe.org.br

Do Museu do Café