Museu de Ciências da Unicamp abre exposições

Cerimônia de inauguração da exposição permanente Pátio Tempo Clima e a mostra temporária Matemateca, contou com a participação do reitor, professores, estudantes e funcionários

dom, 14/10/2012 - 13h21 | Do Portal do Governo

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp inaugurou no dia 9 de outubro a exposição permanente Pátio Tempo Clima e a mostra temporária Matemateca. A primeira é composta por instrumentos que exploram conceitos relacionados às medições de fenômenos atmosféricos e as diferenças entre tempo e clima. A segunda conta com objetos interativos que ajudam a explicar os conceitos matemáticos que são aplicados no cotidiano das pessoas. A cerimônia, presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa, contou com a participação de professores, estudantes e funcionários.

De acordo com o diretor do Museu, professor Marcelo Firer, a exposição Pátio Tempo Clima foi montada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Localizada ao ar livre, a mostra é constituída por instrumentos como pluviômetro (registra a quantidade de chuva) e heliógrafo (mede o período e a intensidade da incidência solar), entre outros aparelhos.

O grande destaque, porém, é um globo que dispõe de uma tela de projeção esférica que mostra a Terra a partir de diferentes aspectos. Através de imagens reais geradas por satélites é possível visualizar, por exemplo, a passagem de um furacão por determinadas regiões do planeta ou o comportamento das ondas dos oceanos. “O Pátio Tempo Clima dialoga muito diretamente com outra exposição permanente do Museu, a Praça Tempo-Espaço, que aborda conceitos relacionados com a passagem do tempo e de localização geográfica”, afirmou.

Ainda segundo Firer, além das visitas agendadas, que ocorrem durante toda a semana, o Museu também passará a receber, a partir desta semana, visitas espontâneas, sempre às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h. “Nestes dias, qualquer pessoa pode visitar os nossos espaços e interagir com os instrumentos e objetos de nossas exposições”, completou a diretora-associada do Museu, professora Laura Leticia Ramos Rifo.

Matemateca

A mostra Matemateca, concebida por professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, tem caráter itinerante e permanecerá instalada no Museu até 15 de dezembro. Ela é composta por mais de 30 objetos que demonstram vários conceitos matemáticos. Entre eles estão o cone ascendente, o tabuleiro de Galton e os poliedros. “Esta é certamente a exposição matemática mais legal do Brasil”, considerou o diretor do Museu.

Ao falar sobre a inauguração das duas exposições, o reitor Fernando Costa destacou que o Museu Exploratório de Ciências é um projeto estratégico para a Unicamp. Segundo ele, trata-se de uma unidade dedicada a divulgar a ciência, promovendo a aproximação desta com a comunidade. “Num país em que o governo e a sociedade não dão a devida importância à ciência, esse trabalho se reveste de fundamental importância. Não por outra razão, o Museu tem servido de referência para outras universidades brasileiras”, pontuou.

Da Unicamp