Museu de Arte Sacra inaugura exposição de presépios

"Sagrada Família, Família Sagrada" fica em cartaz até 6 de janeiro de 2017 e apresenta 22 presépios montados e idealizados por convidados e colecionadores

seg, 28/11/2016 - 20h09 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 29, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, abre sua mostra de presépios de 2016, chamada “Sagrada Família, Família Sagrada”, com curadoria de Francesca Alzati.

Nesta edição, os conjuntos estarão expostos tanto nas dependências do MAS/SP como na sala MAS Metrô Tiradentes, anexo da instituição localizada dentro da estação Tiradentes do Metrô. No total, serão exibidos 22 presépios montados e idealizados por convidados e colecionadores.

São eles: Allex Colontonio, Ana Ferraz, Andre Rodrigues, Bia Doria, Carol e Fabio Quinteiro, Chris Bicalho, Claudia Cinel, Constance Zahn, Cris Ferraz, Debora Paulino, Emma Alzati, Estela Ramos, Familia Kasinsck, Fernanda Cunha, Giovanna Abrapour, Gisela Prochascka, Leda Machado, Luiz Fronterrota, Marie Tchilian, Mirtes Gonçalves de Moraes, Monica Barbosa, Monica Mangini, Osmundo Teixeira, Patricia Cardim, Renata Paula, Samuel Cirnansck, Sandra Habib, Tarsila do Amaral e Zizi Carderari.

Francesca Alzati convidou alguns amigos para que eles trouxessem ao Museu de Arte Sacra de São Paulo suas próprias peças e retratassem como veem as bases de cada família, seus valores, crenças e tudo o que lhes é sagrado. “O Presépio, intenso como a Sagrada Família, sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades” define a curadora.

Foram aplicados diversos materiais e técnicas nas obras, tais como terracota esculpida à mão, elementos têxteis como tapeçaria e também contemporâneos como Toy Art. Essa mistura retrata a miscigenação de São Paulo, com suas histórias, estilos e diversas culturas.

Francesca Alzati

A italiana Francesca Alzati chegou ao Brasil em 1990. Trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer e aprendeu que a beleza está na simplicidade dos traços e na pureza da arte. Com Ruy Ohtake, assimilou a logística da criatividade. E, com Miguel Juliano, descobriu o trabalho intenso e correto. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Politécnica de Milão e pelo Centro Universitário das Belas Artes de São Paulo. 

O museu

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.

A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo Iphan, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho”, e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

Serviço

Exposição “Sagrada Família, Família Sagrada”
Curadoria: Francesca Alzati
Abertura: 28 de novembro de 2016
Período: 29 de novembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017
Local Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo/SP
Agendamento / educativo para visitas monitoradas: (11) 3326-5393 
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Ingresso R$ 6 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras: 22
www.museuartesacra.org.br 

Da Secretaria da Cultura