Museu de Arte Sacra exibe obras religiosas do Acervo dos Palácios do Governo

Composta por três núcleos, com cerca de 80 obras no total, a ideia é permitir uma "viagem" entre os séculos, apresentando peças ícones, contemporâneas e de religiosidade popular

sex, 11/09/2015 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta a exposição temporária “Rememoração: arte religiosa como documento histórico”, com curadoria de Ana Cristina Carvalho e Maria Inês Lopes Coutinho. A mostra apresenta obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo e do próprio Museu de Arte Sacra, exibindo peças ícones da arte sacra, abordadas tipologias variadas de objetos simbólicos e evidenciada a religiosidade que, na época, invadiu os ambientes domésticos por meio do culto de peças de arte popular e erudita, representadas desde o período colonial até a modernidade brasileira. Os objetos ora apresentados, na qualidade de testemunhos de arte e fé, tornam-se passíveis de novos olhares, de novos arranjos, estudos e significações, assim como o espaço que os acolhe.

Expostas lado a lado pela primeira vez nos ambientes históricos do convento, essas coleções têm muitos aspectos em comum do ponto de vista dos critérios de aquisição, características tipológicas, estilísticas, de procedência e de origem. Nessa direção, a exposição traz um recorte para possibilitar ao visitante o conhecimento e maior compreensão do conjunto adquirido, de 1969 a 1970, por um grupo de especialistas, coordenado por Luís Arrobas Martins, então secretário de Estado da Fazenda, que reuniu obras não apenas para decorar os palácios governamentais, mas com a clara intenção de formar um importante patrimônio acessível ao público.

Composta por três núcleos, com cerca de 80 obras no total, a ideia é permitir uma “viagem” entre os séculos, apresentando peças ícones, contemporâneas e de religiosidade popular, dentre elas obras do Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Mestre Valentim, Manoel da Costa Ataíde e Frei Agostinho de Jesus.

Ao dialogar com a coleção do Museu de Arte Sacra no Mosteiro da Luz, esse recorte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios procura traduzir o espírito nacionalista vigente na época, no sentido de valorização como arte moderna da produção brasileira colonial.

Serviço

Exposição “Rememoração: arte religiosa como documento histórico”

Curadoria: Ana Cristina Carvalho e Maria Inês Lopes Coutinho

Período: 2 de setembro a janeiro de 2016

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo/SP

www.museuartesacra.org.br

Telefone: (11) 3326-3336 – agendamento de visitas monitoradas

Horário: quarta a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados

Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes

Da Secretaria da Cultura