Museu de Arte Sacra apresenta alguns exemplares de medalhas papais

A exposição "A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História" apresenta 100 peças em ouro, prata e cobre

dom, 03/03/2013 - 14h20 | Do Portal do Governo

Após a renúncia do Papa Bento XVI, situação inédita em 600 anos, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe um recorte de seu acervo de medalhas papais, apresentando 100 peças em ouro, prata e cobre. A exposição “A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História” tem curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho e consultoria de Padre José Arnaldo Juliano.

As medalhas selecionadas para a mostra fazem parte de uma coleção de mais de mil medalhas papais, que, por sua vez, pertencem à coleção de numismática do MAS, que conta com aproximadamente nove mil peças.

Por definição, essas medalhas são cunhadas anualmente desde o século XV e exibem eventos e diretrizes relativos ao papa em questão, além de prestar homenagem a papas do passado e destacar acontecimentos históricos, servindo como uma espécie de linha do tempo que marca pontos cruciais da história da humanidade.

“A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História” apresenta ao público uma grande variedade de peças, onde se encontram representações de diversos papas, de Antero (que ocupou o cargo em 235 e faleceu no ano seguinte, apenas um mês e dez dias após ter assumido) a Paulo VI (que assumiu em 1963 e permaneceu até 1978, ano de sua morte).

Além da variedade dos papas e eventos representados e dos metais de cunhagem, a exposição ainda apresenta uma diversidade nas dimensões das medalhas, visto que algumas delas são de uma época em que ainda não havia um tamanho padrão. Na mostra são exibidas moedas com diâmetro de 1,4 cm a 16,5 cm.

O museu

Mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.

A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, ultima chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979.

Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 14 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

Serviço

Exposição: A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Consultoria: Padre José Arnaldo Juliano
Período: 23 de fevereiro a 7 de abril de 2013

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3326-5393 – agendamento para visitas monitoradas
Horário: terça a domingo das 10h às 18h; bilheteria ate 17h30.
Estacionamento gratuito
Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Site: www.museuartesacra.org.br

Do Museu de Arte Sacra