Museu da Língua Portuguesa terá posto volante contra a paralisia infantil

Crianças que forem vacinadas poderão conhecer o museu gratuitamente e ainda ganharão gibis e desenhos lúdicos

sex, 15/06/2012 - 20h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde irá montar, pela primeira vez, um posto volante de vacinação contra a paralisia infantil no Museu da Língua Portuguesa, neste sábado, 16 de junho.

Após serem vacinadas, as crianças também poderão conhecer o museu e receberão presentes lúdicos com temas ligados à saúde.

O horário de funcionamento do posto no museu será das 9h30 às 17h. No museu, que é o mais visitado do Brasil e da América do Sul, as crianças poderão conhecer instalações coloridas e interativas monitoradas por educadores. A programação completa do fim de semana no Museu da Língua Portuguesa pode ser encontrada no site www.cultura.sp.gov.br.

Também haverá a distribuição de gibis da Turma da Mônica com dicas de prevenção a queimaduras. As crianças ganharão, ainda, desenhos do mascote da campanha contra a pólio, o Zé Gotinha, para colorirem em casa.

“A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que os pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados no próximo sábado. São duas gotas que podem salvar vidas”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Cerca de 14 mil postos de saúde, fixos e volantes, estarão abertos entre 8h e 17h deste sábado especialmente para a campanha contra a poliomielite. Em parceria com as prefeituras, o Estado mobilizou 51 mil profissionais de saúde.

O Estado de São Paulo pretende imunizar 2,84 milhões de crianças contra a doença. O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha de vacinação. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Na capital, as salas de vacinação nos terminais Tietê e Barra Funda funcionarão até as 20h do sábado. Devido a uma reforma, a sala de vacinação do Instituto Pasteur não participará da campanha este ano.

Desde 1988 o Estado não registra casos de paralisia infantil, porém a vacinação é fundamental já que o vírus da doença ainda circula na África e Ásia.

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/n°, no centro da capital.

Da Secretaria da Saúde