Museu da Imigração leva ‘Viagem, sonho e destino’ ao Centro de Integração do Imigrante

Exposição com fotos do acervo da instituição e do Arquivo Público do Estado conta os trajetos de cerca de 2,5 milhões de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo

qui, 11/12/2014 - 20h01 | Do Portal do Governo

No dia 15 de dezembro, às 11h, o Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura no Centro de Integração da Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante), no Bairro da Barra Funda, na capital, a exposição “Viagem, sonho e destino”.

Por meio de fotos do acervo da instituição e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, uma versão reduzida da exposição contará os trajetos de cerca de 2,5 milhões de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo. Além de descrever a experiência da viagem, a mostra revela o funcionamento e os serviços da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que acolheu mais de 70 nacionalidades durante os 91 anos de funcionamento.

O primeiro momento da exposição percorre a rota de milhares de trabalhadores e suas famílias. Depois da longa e cansativa viagem de navio, a maioria deles desembarcava no porto de Santos e seguia de trem rumo à Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo.

A Hospedaria de Imigrantes do Brás é o foco do segundo momento da exposição. De modo geral, as atividades eram definidas pela tríade: recepção, acolhimento e encaminhamento ao trabalho. Cerca de 60 imagens revelam o dia-a-dia da Hospedaria, suas funções, arquitetura, departamentos e, principalmente, transpassam a experiência humana do primeiro contato com um futuro desconhecido.

O Centro de Integração da Cidadania do Imigrante, no bairro da Barra Funda, também será inaugurado no dia 15 de dezembro. O local terá cerca de 2 mil m² e vai atender os imigrantes com uma série de serviços que incluem a emissão de documentos como carteira de trabalho e CPF, abertura de contas correntes, atendimento jurídico, cursos de capacitação profissional e de Português.

“O Museu da Imigração recebeu com alegria o convite da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania para participar dessa ação que beneficiará tantos imigrantes. Um de nossos propósitos é estreitar experiências de imigração, no passado e no presente. A oportunidade de apresentar um pouco a história da Hospedaria do Brás, local histórico que já acolheu milhões de pessoas e hoje sedia o Museu da Imigração, aos imigrantes da atualidade, é uma forma de aproximar suas vivências e colocar em contato suas histórias, anseios e as contribuições que trazem consigo, embora em contextos tão diversos”, explica Mariana Esteves Martins, coordenadora técnica do Museu da Imigração.

A mostra poderá ser visitada gratuitamente das 8h às 17h, de segunda a sexta. O endereço do Centro de Integração da Cidadania do Imigrante é Rua Barra Funda, 1.020, na capital paulista.

Museu da Imigração

Reinaugurado em maio de 2014, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo reabriu suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração. O prédio, tombado pelo Conpresp e pelo Condephaat, passou pelo primeiro restauro completo desde que teve sua construção finalizada, em 1888. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás – patrimônio público e importante ícone da história do Estado e da cidade de São Paulo – o Museu da Imigração retoma as atividades com o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. A proposta é que o Museu se torne um espaço de articulação, promovendo reflexões sobre a experiência do deslocamento e a construção da identidade paulista a partir de múltiplas origens.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. O ingresso para visitar a exposição custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Serviço

Inauguração da exposição “Viagem, sonho e destino” (CIC do Imigrante)

Data: 15 de dezembro

Horário: 11h

Local: Rua Barra Funda, 1020 – Barra Funda – São Paulo/SP

Gratuito

Da Secretaria da Cultura