Museu da Imigração celebra o Dia do Nordestino com programação especial gratuita

Programação inclui intervenção cênica, workshop culinário e visitas guiadas ligadas ao tema

seg, 05/10/2015 - 13h32 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia do Nordestino, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – prepara uma programação especial gratuita nesta semana, que inclui intervenção cênica, workshop culinário e visitas guiadas ligadas ao tema.

As homenagens começam nesta segunda-feira, 5, com a vitrine temática “Migrantes”, expondo a arte em cerâmica popular nordestina, que fica em cartaz até dia 1°/11. No dia 8/10, data oficial da comemoração, a homenagem começa às 15h com a apresentação “Lampião e Maria Bonita”, que irá interagir com os visitantes. Às 16h, o público participa do workshop de culinária nordestina com a receita do Baião de dois, ministrada por Vicente Chapéu de Couro.

As vagas são limitadas e gratuitas. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

No sábado, dia 10/10, tem a visita-jogo “Cumé quié?”, uma proposta do núcleo educativo do MI que discute as diferenças de fala e expressões utilizadas na região Nordeste, além de abordar temas como preconceito linguístico e regionalismo. Os visitantes terão duas chances para participar, às 11h e às 15h. A atividade é livre.

Ainda no sábado, às 16h, uma visita guiada especial aborda a importância da migração nordestina na história da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

O Dia do Nordestino foi criado no ano de 2009 em São Paulo, homenageando o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor cearense.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, no bairro da Mooca, na capital. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site.

Dia do Nordestino – Programação

5 de outubro a 1° de novembro

Vitrine em homenagem ao Dia do Nordestino: “Migrantes”.

8 de outubro – quinta-feira

15h – Intervenção cênica com Lampião e Maria Bonita.

16h – Workshop de culinária nordestina: Baião de dois com o chef Vicente Chapéu de Couro. Inscrições pelo email: inscricao@museudaimigracao.org.br

10 de outubro – sábado

11h e 15h – Visita-jogo Cumé quié?

16h – Visita especial que abordará a importância da migração nordestina na história da Hospedaria.

Faixa etária: livre

Toda a programação é gratuita.

Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Da Secretaria da Cultura