Museu da Agricultura será interativo e mostrará a evolução do setor

Ideia é abranger a agricultura em todos seus aspectos, como o social, o de sustentabilidade e o tecnológico

seg, 29/04/2013 - 18h15 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta segunda-feira, 29, durante sua visita ao estande da Secretaria de Agricultura na Agrishow, a maquete do Museu da Agricultura que funcionará no local. Ele ressaltou o caráter interativo da iniciativa, que será feita nos moldes do Catavento Espaço Cultural da Ciência, localizado na capital paulista.

Em fase de anteprojeto, é assinado pela arquiteta Lara Grimaldi Pereira Rojas e foi idealizado pelo presidente do Conselho da Organização Social de administração da Catavento Cultural e Educacional, Sérgio Silva de Freitas.
“Não é um museu na acepção da palavra, o que dá uma sensação de coisa estática. Ele tem características diferentes, por ser essencialmente interativo. Cada instalação tem de dar um ensinamento ou criar uma perplexidade”, descreve Freitas.

Segundo ele, a idéia é abranger a agricultura em todos seus aspectos, como o social, o de sustentabilidade e o tecnológico. Também haverá exibição de maquinário antigo. “Queremos mostrar a evolução desse setor, o que foi feito no passado e o quanto está crescendo. Mas não é para agrônomos, é para não-agrônomos. Imagino dois tipos de público: nos fins de semana, famílias; durante a semana, estudantes.”

Com conhecimentos das áreas econômica e do agronegócio, Freitas acredita que a iniciativa pode ajudar a diminuir a lacuna entre o rural e o urbano, colaborando para que o setor agrícola seja (re)conhecido em toda sua modernidade.

A próxima etapa é a construção do prédio, que ocorre em paralelo com o “recheio”, ou seja, a criação das instalações por uma equipe composta por cenógrafos, decoradores e os executores. O prazo para a elaboração do projeto deverá ser em torno de 120 dias. Para a execução total, no entanto, a expectativa de prazo é o final do próximo ano, considerando-se, ainda, todo o aspecto administrativo para a concretização.

O sucesso do Catavento, com cinco anos de existência e público entre dois e três mil visitantes por dia, foi o que motivou o governador a convidar Freitas para encabeçar o novo projeto. “É essa experiência e as parcerias de sucesso que vamos trazer ao Museu da Agricultura”, diz.

Detalhes técnicos

O terreno onde será construído o Museu tem cerca de 7.500 metros quadrados. São duas faces: uma está voltada para um extenso cafezal, separado por uma alameda, e outra voltada para a Agrishow, com visão que vai até a cidade no horizonte. A profundidade do terreno é de 90 metros. O prédio terá cerca de 4.000 metros quadrados, pé direito de cinco metros, um vazio (sem laje de teto) na metade do térreo. Assim, da entrada tem-se a vista do térreo, com acesso por uma longa escadaria.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento