Museu comemora o Dia Internacional do Café com programação gratuita

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove neste sábado, 1º de outubro, um dia repleto de atividades para todas as idades.

qui, 29/09/2016 - 20h04 | Do Portal do Governo

Seja pela manhã, depois do almoço, no meio da tarde, para finalizar o dia ou em todos esses momentos, aquela pausa tradicional para apreciar um bom café se faz presente. Não importa se é espresso, com leite, cappuccino ou com chantilly, a bebida já faz parte da cultura do brasileiro e de muitas pessoas ao redor do mundo.

E, desde 2015, a Organização Internacional do Café (OIC) oficializou 1º de outubro como o “Dia Internacional do Café”, para celebrar a diversidade, qualidade e paixão no setor cafeeiro. Como essa data não poderia passar em branco, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove um dia repleto de atividades gratuitas e para todas as idades.

Na data, as tradicionais degustações no Centro de Preparação de Café, que acontecem regularmente aos sábados, serão gratuitas durante todos os horários. Além disso, o visitante poderá apreciar cafés internacionais e entender mais sobre os diferentes métodos de extração da bebida. Para quem quiser participar, os horários são 10h30, 12h, 15h e 17h, e cada turma contará, no máximo, com 20 pessoas. As inscrições podem ser realizadas na bilheteria do Museu, pouco antes do início de cada atividade.

Com o objetivo de contar a história dos cafés da Colômbia e da África, a especialista Nina Rodrigues ministrará o workshop “Cafés Estrangeiros” no Centro de Preparação de Café, das 13h às 15h. A atividade abordará também os costumes, hábitos de consumo e preparo dos cafés. Os participantes conhecerão os métodos “Syphon/Globinho”, que privilegia sabores marcantes e aroma, e “Chemex”, ideal para cafés suaves e delicados com notas mais ácidas. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Para fechar a programação, em parceria com a Nespresso, o Museu do Café realizará a “Coffee Experience”: uma degustação de cafés internacionais, que apresenta diferentes métodos de preparo da bebida, além de garantir o conhecimento sobre o terroir e características exóticas dos grãos. A atividade está marcada para às 15h, na Cafeteria do Museu.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Programação

Dia Internacional do Café – 1º/10

Degustações Gratuitas
Horário: 10h30, 12h, 15h e 17h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750

Workshop “Cafés Internacionais” com a especialista Nina Rodrigues
Horário: 13h às 15h
Local: Museu do Café – Centro de Preparação de Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750
Inscrições: inscricao@museudocafe.org.br

Coffee Experience – Museu do Café e Nespresso
Horário: 15h
Local: Museu do Café – Cafeteria do Museu
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750

Da Secretaria da Cultura