Municípios da região de Campinas assinam convênios com o Fundo Social de Solidariedade

Foram assinados 15 convênios da Escola de Qualificação Profissional, Horta Educativa, Natal Espetacular e Costurando o Futuro com 11 cidades

qua, 13/06/2018 - 19h01 | Do Portal do Governo

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), professora Lúcia França, participou na manhã de hoje, em Campinas, do evento de assinatura de convênios para implantação nos municípios dos projetos Escola de Moda, Escola de Beleza, Escola de Construção Civil, Horta Educativa, Natal Espetacular e Costurando o Futuro.

Desde 2011, mais de 185 mil pessoas foram capacitadas pela Escola de Qualificação Profissional e mais de 300 mil crianças beneficiadas pelo projeto da Horta. “Muito feliz pela adesão dos municípios aos novos projetos e também pelo interesse em dar continuidade aos projetos que já eram realizados”, comentou a professora Lúcia França.

Ao todo, foram assinados 15 convênios, com 11 municípios, entre eles: Aguaí, Amparo, Bragança Paulista, Charqueada, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Itupeva, Limeira, Tapiratiba e Vinhedo.

Sobre a Escola de Qualificação Profissional

A Escola de Qualificação Profissional iniciou suas atividades em 2011 e tem como principal objetivo oferecer qualificação profissional rápida e gratuita para que pessoas desempregadas resgatem sua autoestima e ingressem ou retornem para o mercado de trabalho. São oferecidos cursos nas Escolas de Moda, Beleza, Construção Civil, além da Padaria Artesanal.

Sobre a Horta Educativa

O projeto tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O foco é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. As atividades têm duração de um ano e atendem crianças matriculadas na rede pública até o 4º ano do ensino fundamental.

Sobre o Natal Espetacular

Lançado neste ano, o projeto trabalha com o reaproveitamento de garrafas pet que serão utilizadas na decoração de Natal dos municípios no fim do ano. A iniciativa visa a preservação do meio ambiente e também é uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo com a criação de novos pontos turísticos nas cidades.

Sobre o Costurando o Futuro

Projeto idealizado este ano, tem como principal objetivo produzir uniformes escolares para crianças de creches dos próprios municípios que realizarem a implantação do projeto. Para cada aluno, serão produzidas duas camisetas, uma bermuda e um abrigo de inverno.