Mulheres de Peito vai ofertar mamografias para Ilha Comprida e Presidente Prudente

Programa oferece exames gratuitos de mamografia. Durante a Semana da Mulher, foram realizados 386 exames na Capital e em Taboão da Serra

sáb, 11/03/2023 - 14h57 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vai levar as carretas do programa Mulheres de Peito para duas regiões em março. Nas próximas semanas, as carretas de mamografia vão para Ilha Comprida (de 13 a 25 de março) e para Presidente Prudente (de 13 de março a 8 de abril). Serão oferecidos exames de mama gratuitos à população e sem burocracia.

Neste sábado (11), último dia da ação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado na última quarta-feira (8) –, a primeira-dama Cristiane Freitas e a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, acompanharam as ações do Mulheres de Peito no Memorial da América Latina. Só nesta semana, 386 pessoas foram atendidas pelo Mulheres de Peito na Capital e em Taboão da Serra.

“Tivemos grande adesão das mulheres nos atendimentos. Disponibilizar as carretas nos finais de semana dá oportunidade à mulher, que tem uma rotina intensa, de cuidar da sua saúde”, avaliou a secretária Sonaira Fernandes, neste sábado.

O programa

O Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. As carretas oferecem exames de mamografias gratuitamente para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar RG e cartão SUS.

As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

As unidades móveis podem atender até 50 pessoas por dia e por ordem de chegada nos dias de semana. Aos sábados, são 25 atendimentos, também por ordem de chegada.