Movimento Paulista de Segurança no Trânsito comemora o Dia Internacional da Mulher

Pesquisas comprovam que as mulheres são consideradas agentes de transformação no comportamento dos homens em relação ao trânsito

ter, 07/03/2017 - 19h50 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e nada melhor do que aproveitar esse dia para fazer uma homenagem às mulheres e reforçar a importância delas como agente transformador das atitudes dos homens no que se refere ao trânsito.

Segundo o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Governo do Estado de São Paulo), ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas, das 5.727 mortes provenientes de acidentes de trânsito ocorridas em 2016 no Estado de São Paulo, apenas 15% vitimaram as mulheres (1.082). Entre as causas que explicam esse baixo índice está o fato de o público feminino ser mais atento ao volante, se arriscar menos e também considerar o automóvel como mais um meio de transporte e não um símbolo de status, como muitos homens o veem. Até mesmo os seguros para as mulheres são mais baratos devido à baixa sinistralidade de acidentes envolvendo esse público ou mesmo a severidade dos danos.

Como forma de reforçar algumas dicas importantes para promover a conscientização no trânsito, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo reduzir as mortes provenientes de acidentes de trânsito pela metade até 2020 – veicula, em suas redes sociais e no site www.vidadepreferencia.com.br, alguns vídeos especialmente produzidos para o público feminino e que mostram como as mulheres podem ser agentes de transformação e ajudar na redução dos acidentes de trânsito:

“Sabemos que 94% dos acidentes com vítimas fatais são causados por falha humana. Apesar de as mulheres exercerem diversos papéis no dia-a-dia, é de conhecimento a característica que as mesmas possuem de serem cuidadosas no trânsito, fator que se comprova nos índices menores de acidentes envolvendo o público feminino se comparados ao masculino” explica Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. “Além disso, elas possuem uma tarefa relevante na educação dos filhos, os futuros motoristas, e também por influenciar na mudança no comportamento dos homens. Por isso, quero aproveitar este momento para parabenizá-las e reiterar a importância delas na missão de dar continuidade a esse trabalho de transformação em prol de um trânsito mais seguro”, comenta.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

É um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020, inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.

O comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado. O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP e com o apoio das empresas Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fadel, Fenaseg, Grupo Ultra, Pro Simulador e Raizen.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Imprensa
(11) 2193-6811 / 8520