Movimento Paulista de Segurança no Trânsito aproveita o Dia Nacional do Idoso para fazer alerta

Dia Nacional do Idoso é comemorado nesta terça-feira, 27

seg, 26/09/2016 - 12h12 | Do Portal do Governo

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – iniciativa lançada em 2015 e inspirada na Década de Ação Pela Segurança Viária (2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção para a questão da violência no trânsito – aproveita o Dia Nacional do Idoso, que se comemora nesta terça-feira, 27, para fazer um alerta aos idosos em relação ao trânsito, dado que o processo natural do envelhecimento (audição, equilíbrio e visão) somado ao fato do aumento de carros e motociclistas nas ruas chama a atenção para um cuidado maior, para as pessoas nessa faixa etária, na prevenção de acidentes.

No último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, a população de jovens foi reduzida a 24% do total. Por sua vez, os idosos passaram a representar 10,8% do povo brasileiro, ou seja, mais de 20,5 milhões de pessoas possuem mais de 60 anos; isto representa incremento de 400% se comparado ao índice anterior.

Com o aumento da população de idosos também existe uma maior preocupação em relação ao trânsito, dado que os idosos precisam redobrar a atenção. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA SP), mil pessoas, na faixa dos 60 anos ou mais, morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2015. De janeiro a agosto de 2016, já foram registrados 715 óbitos de idosos, sendo que desse total, 320 foram vítimas de atropelamentos. Em relação ao mesmo período do ano passado (jan a ago/15 e jan a ago/16), o número de óbitos se mantém estável, com apenas 2 mortes a menos em 2016.

Dentre os 15 municípios que possuem convênio com o Governo do Estado de São Paulo para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito, vale ressaltar os resultados positivos alcançados na redução da morte de idosos em: Praia Grande (-55%), São José do Rio Preto (-28%); São Roque (-33%) e Fernandópolis (-100%) no período de jan a ago 15 em relação à jan a ago 16.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito lançou, recentemente, a campanha “Estatísticas”, que visa conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento no trânsito para a diminuição dos acidentes. Dentre os filmes apresentados, destaca-se a questão de atropelamento de idosos (https://www.youtube.com/watch?v=Xpq5tFVpSIc). Mais informações no site www.vidadepreferencia.com.br.

Algumas dicas simples para os pedestres idosos:

– Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados;
– Atravesse na faixa de pedestre, respeitando a sinalização;
– Não atravesse a rua usando o celular ou fone de ouvido;
– Carros, ônibus e árvores são pontos cegos. Não atravesse por trás deles;
– Antes de atravessar na frente de veículos, certifique-se de que você foi visto pelo motorista;
– Em estradas, caminhe na contramão dos carros e só atravesse pela passarela;
– Só desembarque de veículos pelo lado da calçada.

O pedestre é o elo mais frágil no trânsito e é preciso transitar com atenção redobrada, atitudes gentis e respeitá-lo acima de tudo.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública (CLP) e com o apoio das empresas Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen.

Sobre o INFOSIGA SP

Lançado em fevereiro, o relatório INFOSIGA SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

Sobre o convênio com municípios

Em fevereiro de 2016, O governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito. Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil).

Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município. O comitê é composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; setores de Engenharia de Tráfego, Educação e Fiscalização no Trânsito; Unidades de Saúde/Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran; concessionárias, DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de causas e definições de soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Assessoria de Comunicação
(11) 2193-6895 / 6811
segurancanotransito@sp.gov.br