Mostra inédita reúne 18 museus de São Paulo no Parque da Juventude

Toda a programação oferecida é gratuita e acontece no sábado, 9 de novembro, das 10h às 17h

qui, 07/11/2013 - 16h49 | Do Portal do Governo

Que tal conhecer 18 museus ao mesmo tempo, reunidos em tendas em um parque da capital paulista e com entrada totalmente gratuita? Pois esta é exatamente a proposta da Mostra de Museus, um evento do Governo do Estado de São Paulo que vai levar o universo de cada um dos museus da Secretaria da Cultura do Estado para o Parque da Juventude, no dia 9 de novembro (sábado). Toda a programação oferecida é gratuita e acontece das 10h às 17h.

A iniciativa inédita transportará para o Parque um pouco do que cada museu oferece, em um ambiente inusitado, e não somente em termos de acervo e conteúdo, mas também com relação às atividades que realizam com seus visitantes. Assim, em paralelo ao que estará exposto no estande de cada equipamento, o público encontrará uma intensa programação de oficinas, jogos, bate papo, exibição de filmes e contação de histórias, entre outras atividades. A programação inclui até o futebol de cinco – uma adaptação do esporte, jogado por pessoas cegas!

“Ampliar o acesso aos museus não é somente aumentar o número de visitantes, mas também atingir um público diversificado. Na Mostra de Museus, os 18 museus da Secretaria de Cultura disponibilizarão uma programação lúdica e eclética, interagindo com novos públicos, fora de suas sedes”, afirma Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.

Participam da mostra os museus: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Paço das Artes e Pinacoteca. A Mostra de Museus será também uma oportunidade de conhecer museus localizados em outras cidades do Estado, como o Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

Passaporte

Além de vivenciar, em um único dia, tantas histórias, culturas e conhecimentos, os visitantes receberão, ainda, um passaporte que dá direito a uma entrada gratuita em cada um dos museus e que pode ser usado até novembro de 2014.

A abertura oficial da Mostra de Museus acontecerá às 10h com a apresentação do Quinteto de Metais da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Em seguida, a programação prossegue até as 17h em diferentes locais do parque: na Tenda de Eventos, na marquise e auditório da Biblioteca de São Paulo e, é claro, em cada um dos estandes montados.

Entre os destaques da programação estão várias oficinas que vão aproximar o público do universo tratado por cada museu. Haverá Oficina de Fanzine, oferecida pela Casa das Rosas; de produção de livro, promovida pela Casa Guilherme de Almeida; a oficina e a mostra “Casas do Brasil”, no estande do Museu da Casa Brasileira; de pintura, do Museu Casa de Portinari; e de esculturas oferecida pelo Museu Felícia Leirner.

O Catavento promete impressionar a todos com uma exibição de experimentos de física, enquanto o Museu de Arte Sacra e o Museu Afro Brasil encantam o público com contações de história. A programação também inclui o jogo de futebol adaptado, do Museu do Futebol, além de jogos educativos oferecidos pela Pinacoteca, Memorial da Resistência, Museu da Língua Portuguesa e Museu da Imigração.

A Mostra de Museus tem apoio da Biblioteca de São Paulo, Fundação Osesp, Sabesp, ETEC, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e co-realização do Museu da Casa Brasileira.

Serviço

Mostra de Museus

Quando: 9/11 (sábado) , das 10h às 17h

Local: Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana (ao lado do Metrô Carandiru) – São Paulo/SP

Entrada franca

Veja aqui a programação completa

Clique aqui para conhecer todos os museus da Secretaria

Da Secretaria da Cultura