Monotrilho da Linha 17-Ouro recebe primeira viga-guia

Obra faz parte do Trecho 1, com 7,7 km de extensão, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM

sáb, 25/05/2013 - 13h41 | Do Portal do Governo

A primeira viga-guia, uma espécie de trilho de concreto armado sobre o qual circularão os trens da Linha 17-Ouro do Metrô, em monotrilho, foi instalada neste sábado (25/05), na Avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a Rua Princesa Isabel e o Viaduto Vereador José Diniz. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acompanharam esta instalação. “Esta obra determina um novo modal na área de transporte. É um fato histórico, porque o Estado de São Paulo nunca teve um monotrilho”, afirmou o governador.

Com investimento de pouco mais de R$ 4,8 bilhões, a Linha 17-Ouro vai ligar a região do Jabaquara à estação São Paulo/Morumbi do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas. Com 17,7 km de extensão e 18 estações, as obras da Linha 17 estão sendo realizadas pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia do Metropolitano.

A 17-Ouro terá integração com três linhas do Metrô (1-Azul, 4-Amarela e 5-Lilás), uma da CPTM (9-Esmeralda), além de dois terminais da EMTU (Jabaquara e São Paulo/Morumbi). A previsão é que a linha transporte 417.500 usuários por dia quando concluída.

O trecho desta primeira viga-guia está localizado entre as futuras estações Vereador José Diniz e Campo Belo. As obras fazem parte do Trecho 1, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM, com 7,7 km de extensão. Nesse trecho, deverão transportadas 98 mil pessoas por dia inicialmente. “Na primeira fase, entregaremos oito estações. Os trens já estão sendo construídos e, neste ano, serão entregues 24 trens, cada um com três carros. Fazendo a soma final, são 72 carros zero quilômetro”, disse Alckmin.

Ao longo do trajeto, serão necessárias 1.791 vigas. Somente o Trecho 1 será composto por 1.051 vigas. Cada uma das vigas é feita com as medidas exatas para a utilização em seus respectivos trechos. Em média, pesam 90 toneladas e variam de 16 a 31 metros de comprimento, com 2,2 metros de altura e 80 centímetros de largura. São formadas por 32 metros cúbicos de concreto e 5 mil quilos de aço.

A instalação das vigas do Trecho 1 será feita durante as madrugadas. Serão instaladas duas vigas por noite. Previamente, o Metrô informará sobre as obras os moradores e comerciantes da região. Uma central de atendimento será disponibilizada, inclusive com atendimento noturno, através dos telefones 5041-2610 e 7750-9061.

Linha 17-Ouro

A opção pelo monotrilho para a Linha 17-Ouro leva em consideração a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô convencional. A construção de ciclovia, junto com o plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar.

A execução das obras foi dividida em três trechos, sendo que o Trecho 1 (entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM) foi iniciado em julho de 2011 com previsão de término no segundo semestre de 2014.

Trecho 1: Congonhas – estação Morumbi (CPTM): com 7,7 km e 8 estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi);

Trecho 2: Panamby – estação São Paulo-Morumbi: com 6,4 km e 5 estações (Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi);

Trecho 3: Jabaquara – estação Vila Paulista: 3,5 km e 5 estações (Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).