Missão de Île-de-France vem a SP e amplia parcerias em meio ambiente e habitação

Cooperação abrange gestão e prevenção de riscos geológicos, intercâmbio em reúso de água e resíduos sólidos, além da recriação de expedição histórica feita ao Brasil por botânico francês no séc. XIX

ter, 11/11/2014 - 17h12 | Do Portal do Governo

Os secretários estaduais Julio Semeghini (Planejamento e Desenvolvimento Regional) e Rubens Rizek (Meio Ambiente) e o presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Milton Dallari, receberam em audiências distintas, na segunda-feira, 10 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, uma comitiva liderada pelo vice-presidente de Assuntos Internacionais e Europeus da Região de Île-de-France (Grande Paris), Roberto Romero, para concretizar acordos que dão continuidade à parceria na área de desenvolvimento sustentável, iniciada em dezembro de 2013, entre o Estado de São Paulo e a região francesa. Com PIB de US$ 812 bilhões, Île-de-France é a região mais populosa do país e a mais rica da Europa.

Na primeira audiência do dia, o secretário Semeghini reiterou ao vice-presidente Roberto Romero o interesse do Estado de São Paulo no prosseguimento da parceria com Île-de-France e destacou a importância da cooperação. “Essa iniciativa é importante não só por cada um dos projetos que estão sendo desenvolvidos, no âmbito de diferentes secretarias, mas por sua importância estratégica para o Governo de São Paulo”.

A parceria também foi considerada bastante positiva por Romero. “Essa foi a cooperação mais eficaz em sua implantação que já desenvolvemos, com a formatação de 7 a 10 projetos, desenvolvidos em 10 meses. Assim, temos grande interesse em dar continuidade e expandir essa cooperação”, afirmou.

“Nós temos certeza que a forma como temos trabalhado em conjunto tem demonstrado ser muito eficaz e produtiva, por isso o interesse do Governo de São Paulo é estreitar ainda mais esses laços e ampliar o número de projetos desenvolvidos, sobretudo em áreas estratégicas como a água, mudanças climáticas e urbanização”, concluiu Semeghini.

No início da tarde, foi celebrado um memorando de entendimento entre a Secretaria do Meio Ambiente e Île-de-France para desenvolver um trabalho conjunto em gestão e prevenção de riscos geológicos e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O documento, assinado pelo secretário Rizek e por Romero prevê, ainda, o alinhamento de posição entre as partes para a COP 21 (conferência do clima), que será realizada em Paris, em 2015.

No encontro, foi anunciada a criação do Herbário Virtual A. de Saint Hilaire, um projeto científico coordenado pelo Instituto de Botânica, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Muséum National d’Histoire Naturelle, em Paris. A iniciativa tem por objetivo disponibilizar para consultas as coleções botânicas recolhidas pelo naturalista francês Saint Hilaire durante suas viagens ao Brasil entre 1816 e 1822. Esse material será comparado às novas coleções a serem colhidas em 2015 durante duas expedições que vão refazer o mesmo caminho histórico percorrido por Hilaire no século XIX, no Estado de São Paulo. O objetivo desse projeto é medir a perda da biodiversidade decorrente da ocupação desordenada dos espaços naturais pela cidade e campos de produção agrícola no Brasil. É a primeira vez que uma comparação de dados históricos e atuais será feita em tamanha escala.

“Este trabalho de troca entre a França e o Brasil sobre o Herbário Saint-Hilaire é fundamental para entendermos a evolução da biodiversidade, mas é também muito simbólico. A parceria entre Île-de-France e São Paulo permite, de alguma maneira, devolver ao Brasil um patrimônio que pertence a este país, mas também possibilita um enriquecimento das pesquisas mundiais sobre a evolução da biodiversidade”, afirmou a vice-presidente de Meio Ambiente, Agricultura e Energia da região Île-de-France, Corinne Rifet, a respeito do projeto. “O trabalho de Saint Hilaire não poderia acontecer hoje em dia sem a autorização do Brasil, e é graças a nossa parceria que o Estado de São Paulo poderá ter acesso a estes dados e assim aprimorar a proteção da biodiversidade em seu território”, acrescentou Corinne.

Habitação

Na última audiência do dia, o presidente da CDHU, Milton Dallari, e o vice-presidente Romero anunciaram o interesse em promover o intercâmbio de experiências em projetos e produtos tecnológicos voltados para eficiência energética, reúso de água, resíduos sólidos e desempenho de materiais aplicados à habitação social. A oficialização desta parceria irá acontecer no dia 12, quarta-feira, na Feira de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, no Expo Center Norte, por meio da assinatura de um protocolo de intenções entre a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e o Advancity The Smart Metropolis Hub, um polo de empresas com ações inovadoras dedicadas à cidade e à mobilidade sustentável na França, e que tem a função de permitir às empresas, às instituições de ensino superior e de pesquisa e aos estados cooperarem na elaboração de projetos de pesquisa para o desenvolvimento de produtos ou serviços urbanos. O Advancity integra a delegação de Île-de-France.

Também esteve na pauta do encontro o programa de cooperação institucional tripartite entre a Universidade Marne-la-Vallée, representada pelo arquiteto David Mangin, a Universidade Mackenzie, representada pelo arquiteto Valter Caldana, e a Secretaria de Habitação, por meio da CDHU, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista. O objetivo é o desenvolvimento de projetos e soluções de arquitetura e urbanismo.

Acordo

O acordo entre São Paulo e Île-de-France foi assinado em 2013, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo presidente de Île-de-France, Jean-Paul Huchon. A iniciativa estabelece o irmanamento entre as duas regiões na área de sustentabilidade e desenvolvimento urbano: “São Paulo-Île-de-France 2014: Regiões Unidas pelo Desenvolvimento Urbano Sustentável”. O projeto visa garantir que durante o ano de 2014 as duas regiões estejam alinhadas na área do desenvolvimento urbano, o que inclui temas como transportes, infraestrutura, energias renováveis, saneamento e despoluição de rios, meio ambiente, entre outros. O acordo foi assinado no Palácio dos Bandeirantes por ocasião da visita do presidente francês François Hollande.

Comunicação Internacional do Governo do Estado de SP
(11) 2193-8582