MIS recebe exposição de fotografias em 3D para deficientes visuais

São 24 obras de Gabriel Bonfim, primeiro artista brasileiro a trazer a tecnologia de impressão 3D para a fotografia artística; mostra fica em cartaz de 12 a 22 de outubro, com entrada gratuita

ter, 11/10/2016 - 9h08 | Do Portal do Governo

No dia 12 de outubro, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a exposição De Fotografia à TactographyTM. Unindo seu olhar único da fotografia à tecnologia de TactographyTM, uma espécie de impressão em alto-relevo. O artista brasileiro radicado na Suíça Gabriel Bonfim assina a exposição com uma montagem especialmente criada para os deficientes visuais. Tecnologia suíça, a TactographyTM escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em 3D.

“Os visitantes vão se deparar com um movimento diferente de uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em TactographyTM, enquanto isso, os que têm visão apreciam as obras um pouco mais de longe, como peças brancas em relevo”, explica o fotógrafo Gabriel Bonfim.

O curador suíço Thomas Kurer dividiu a exposição em três séries. Duas delas destacam Andrea Bocelli, famoso tenor italiano que faz turnê no Brasil em outubro, e o jovem bailarino carioca Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série é composta por 12 imagens tridimensionais. A terceira parte é um pequeno recorte com cinco obras do trabalho autoral de Bonfim em fotografias tradicionais, propondo um olhar especial sobre pessoas em seus arredores, como séries sobre o grupo de fitness de rua Bar-Barians e dançarinos em Nova York e no Rio de Janeiro.

A exposição, que tem entrada gratuita, acontece no foyer do Auditório MIS e segue em cartaz até o dia 22 de outubro.

Sobre o artista

Gabriel Bonfim nasceu em São Paulo em 1990. Desde cedo desenvolveu uma grande afeição pela arte. Depois de dedicar três anos à faculdade de Direito e de trabalhar em um escritório de advocacia, ele decidiu dedicar-se permanentemente à fotografia. Como fotógrafo de moda, desenvolveu sua habilidade profissional e técnica. Depois de anos de aprendizado e viagens pela Holanda, Alemanha e Bélgica, mudou-se para a Suíça, onde conheceu Thomas Kurer, atualmente gerente de seu acervo.

DE FOTOGRAFIA À TACTOGRAPHY

DATA: 11 a 22.10
HORÁRIO: terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
LOCAL: Foyer Térreo
INGRESSO: gratuito
CLASSIFICAÇÃO: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/SP
(11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Valet: R$ 18 [Conveniado]
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Do MIS / Secretaria da Cultura