MIS participa do Festival Sul-Americano da Cultura Árabe com atividades gratuitas

SACA acontece no feriado de Páscoa, entre os dias 25 e 27 de março; o público poderá conferir filmes, palestras, música e oficinas sobre o mundo e cultura dos diversos países árabes

qui, 24/03/2016 - 14h29 | Do Portal do Governo

Realizado anualmente, o SACA – Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, maior festival do gênero mundo, chega a sua sétima edição em 2016. O evento, que acontece sempre no mês de março, em virtude do Dia da Comunidade Árabe no Brasil (25 de março), tem como objetivo trazer uma reflexão sobre as manifestações culturais árabes e sul-americanas.

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, integra a programação do Festival entre os dias 25 e 27 de março, com diversas atividades gratuitas (à exceção da Cafeomancia e produtos da Tenda Gastronômica)

Confira a programação:

Sexta-feira, 25 de março

12h às 20h – Tenda gastronômica

14h – Oficina de escrita árabe artística – Sala de Interfaces;

14h, 16h e 18h – Apresentação de Dança Árabe – Área externa;

18h – Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabe (MASPA) – filme “O Casamento de Rana”, Auditório MIS – 172 lugares.

16h às 18h – Palestra Arqueologia Síria: A destruição dos templos em Palmyra. A palestra versará sobre a destruição dos templos de Palmyra, localidade no centro da Síria que é considerada um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. O evento abordará a importância histórica de Palmyra, seu papel nas rotas comerciais antigas e as consequências nefastas da destruição dos templos do sítio arqueológico. Palestrante: Dr. Ahmad Serieh, arqueólogo e pesquisador, PhD em monumentos e museus pela Universidade de Varsóvia, lecionou nas universidades de Washington, Roma, Madri e Viena. Foi diretor da Coordenadoria de Museus e Sítios Arqueológicos da Síria. Auditório MIS – 172 lugares – tradução simultânea.

Sábado, 26 de março

12h às 20h – Tenda gastronômica

14h, 16 e 18h – Apresentação de Dança Árabe – Área externa.

14h às 20h – Tenda Oráculos – Cafeomancia: Leitura na borra do café, com Vhida Alencar – R$ 80 cada sessão de 1h. Tradição milenar, a Cafeomancia surgiu com povos do Oriente Médio e popularizou-se na cultura árabe a partir do Século XIV, chegando à Europa alguns séculos depois. A Leitura na borra de café busca interpretar, com foco no passado e futuro da cada indivíduo, seus aspectos emocionais, profissionais, espirituais e sentimentais. Área externa.

16h – Palestra As mil e uma noites – A fala encantada da alma: Sahrazade é uma personagem mundialmente conhecida, mas pouco se fala a respeito da competência dessa mulher, que com uma estratégia inesperada e envolvente muda o destino de um reino. A protagonista dessa grande obra, casa-se com o sultão Sahryar, um homem ofendido pela traição da antiga esposa. Ele resolve, então, a cada noite casar-se com uma virgem que era executada na manhã seguinte. Sahrazade aceita o desafio e escapa da morte contando estórias, sempre interrompidas com o raiar do sol. O sultão vai adiando sua decisão cruel por noites sem fim. Embora seja uma história escrita há mais de 11 séculos, é um relato altamente psicológico, uma vez que as sutilezas dos relacionamentos intra e extra pessoais são descritas com profundidade. Discutiremos a trajetória do casal em direção à construção de uma nova forma de ser, entendida como uma possibilidade de mudança para todo ser humano que se ocupe de realmente saber-se. Auditório MIS -172 lugares.

18h – Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabe (MASPA) – filme “E agora onde vamos?” , Auditório MIS – 172 lugares.

19h – Música árabe. Área externa

19h30 – Dança cigana. Área externa

Domingo, 27 de março

12h às 20h – Tenda gastronômica

14h às 18h – Contação de histórias e danças. Área externa

15h – Palestra A arte da perfumaria oriental: A palestra versará sobre história da perfumaria oriental, sua origem e influência na vida das pessoas. Abordará também sobre as principais matéria-primas e o efeito que cada uma causa nos nossos sentidos, bem como sobre a presença dos perfumes na história de grandes personagens do mundo antigo e outras curiosidades que aguçam nosso interesse. Oferece uma pequena degustação olfativa provocando uma forte impressão sensorial. Palestrante: Júlia de Biase, da Al Zahra – Auditório MIS 172 lugares

17h – Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabe (MASPA): Filme: “Ali Zaoua – O princípe das Ruas”. Auditório MIS – 172 lugares.

Toda a programação (exceto a Cafeomancia e produtos da Tenda Gastronômica) tem entrada gratuita. Para as atividades realizadas no Auditório MIS, é preciso retirar senha, na bilheteria do Museu, com 1h de antecedência.

Mais informações sobre o Festival SACA podem ser conferidas em festivaldaculturaarabe.wordpress.com

Serviço

Festiva SACA no MIS
DATA: 25 a 27 de março
HORÁRIO: Consultar programação
LOCAL: MIS (Museu da Imagem e do Som) – Auditório (172 lugares), área externa
INGRESSO: gratuito

Da Secretaria da Cultura