MIS participa da Virada Sustentável com documentários e debates

Na programação, que acontece nos dias 24 e 25, estarão produções como O Suplício: Vozes de Chernobyl, Longe da Árvore e A Juíza

ter, 20/08/2019 - 9h14 | Do Portal do Governo

No próximo fim de semana, 24 e 25 de agosto, o MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, participa da Virada Sustentável – movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil – com sessões de cinema sobre a temática. As sessões, que tem entrada gratuita e acontecem no Auditório LABMIS, serão seguidas de debates com especialistas. Confira abaixo a programação.

24.08 | Sábado

15h30
O suplício: vozes de Chernobyl / Voices From Chernobyl
(Dir. Pol Cruchten, Luxemburgo/Áustria, 2015, 87?, 12 anos)

Baseado no vencedor do prêmio nobel Vozes de Tchernóbil – A história oral do desastre nuclear, de Svetlana Alexievich, este filme não trata de Chernobyl, mas sim do mundo de Chernobyl, sobre o qual sabemos muito pouco. Sobreviveram relatos de testemunhas oculares: cientistas, professores, jornalistas, casais, criança. Eles falam de suas antigas vidas cotidianas e então da vida depois da catástrofe. Suas vozes formam um longo, terrível, mas necessário suplício que atravessa fronteiras e nos estimula a questionar nosso próprio status quo.

18h30
Longe da árvore / Far From The Tree
(Dir. Rachel Dretzin, EUA, 2018, 93’, Documentário, 12 anos)

Longe da árvore acompanha famílias que enfrentam desafios excepcionais na base do amor, empatia e compreensão. Este documentário de valorização da vida nos inspira a apreciar as pessoas que amamos por tudo que elas são, não pelo que poderiam ter sido. Baseado no premiado e aclamado livro “Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade”, de Andrew Solomon, o mais vendido na lista de não-ficção do New York Times. Música original por Yo La Tengo e Nico Muhly.

25.08 | Domingo

14h
Dolores / Dolores
(Dir. Peter Bratt, EUA, 2017, 95?, 12 anos)

Dolores Huerta é uma das mais importantes, embora pouco conhecidas, ativistas da história dos Estados Unidos. Co-fundadora da Farm Workers Union, contribuiu enormemente para a luta por direitos trabalhistas, igualdade racial e paridade de gênero, tornando-se uma das mais notórias feministas do século XX. O filme conta a história de uma vida dedicada à mudança social.

17h
A Juíza / RBG: Hero. Icon. Dissenter
(Dir. Betsy West e Julie Cohen, EUA, 2018, 98’, 16 anos)

Aos 85 anos, a juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg construiu um legado que a transformou em um ícone inesperado da cultura pop. Mas a trajetória singular que a levou até o posto mais alto da Justiça americana é desconhecida, mesmo para seus maiores admiradores. Até agora.

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Entre os dias 22 e 25 de agosto, em mais de 200 pontos da cidade de São Paulo, a Virada Sustentável 2019 apresenta uma programação gratuita com música, teatro, dança, cinema, exposições, programação de bem-estar e para crianças, além do Fórum Virada Sustentável.

Serviço

VIRADA SUSTENTÁVEL | CINEMA NO MIS
DATA: 24 e 25 de agosto
HORÁRIO: Conforme programação
LOCAL:  Auditório LABMIS
INGRESSO: Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes na Recepção MIS.
CLASSIFICAÇÃO: Verificar a classificação de cada filme

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP
(11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa