Metrô recebe instalações artísticas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Nesta terça-feira, 27, o artista Daniel Caballero inicia a montagem da exposição "Land Art"; público poderá interagir com o artista na estação São Bento, das 10h às 15h

ter, 27/05/2014 - 9h10 | Do Portal do Governo

Como parte da “9ª Semana Metrô do Meio Ambiente”, o Metrô-SP recebe duas instalações artísticas: “Land Art ou Onde podemos construir montanhas”, na estação São Bento e “As moscas”, na estação Trianon-Masp. A proposta das exposições é chamar a atenção para o consumo consciente e para uma vivência mais próxima da natureza. As mostras marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho.

Nesta terça-feira, 27, o artista Daniel Caballero inicia a montagem da instalação “Land Art ou Onde podemos construir montanhas”, na estação São Bento (Linha 1-Azul). Das 10h às 15h, o público poderá interagir com o artista, que estará demarcando os primeiros desenhos no chão, parede e vidros.

No dia 28, no mesmo horário, Daniel dará continuidade à confecção das imagens. De 29/5 a 4/6, Caballero vai começar a construção de uma montanha, além de desenhar vegetação e uma paisagem no plano de fundo.

No dia 5/6, a instalação será aberta ao público. Daniel Caballero vai utilizar destroços de lixo, atrelados a desenhos e esculturas para recriar uma paisagem campestre e montanhosa no interior da estação. A natureza artificial desperta para um contato mais próximo com a fauna e flora que estão ao redor.

Outra ação que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente no Metrô é a exposição “As moscas”, em cartaz na estação Trianon-Masp. Quem passar pela estação vai se deparar com uma vitrine repleta de bandejas de isopor, com vários tipos de moscas no lugar dos alimentos.

A instalação inusitada, da artista Alexandra Ungern-Sternberg, tem como objetivo chamar a atenção do público para o desperdício e o acúmulo de lixo. O isopor é o material que melhor traduz esse conceito, já que é usado em grande escala e resulta em um volume considerável de lixo. A exposição faz parte do Projeto Vitrinas, parceria do Metrô-SP com o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

Serviço

Exposição: “As Moscas”
Onde: Estação Trianon-Masp (Linha 2-Verde)
Quando: de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h30 e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Exposição: “Land Art ou Onde podemos construir montanhas”
Onde: Estação São Bento (Linha 1-Azul)
Quando: até 30/06/2014; de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia noite; sábado, das 4h40 à 1h

Obs: A entrada é gratuita e as instalações estão instaladas antes dos bloqueios.

Do Metrô