Metrô e CPTM recebem reproduções de obras da Pinacoteca do Estado na estação Luz

Usuários da estação Luz podem conferir reproduções, em alta qualidade, de 17 obras emblemáticas da pintura brasileira

qui, 27/03/2014 - 9h05 | Do Portal do Governo

Os usuários da estação Luz podem conferir reproduções, em alta qualidade, de 17 obras emblemáticas da pintura brasileira, dando continuidade à parceria entre Metrô, CPTM e a Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

O objetivo da exposição, além de divulgar a arte brasileira, estimulando a visita à Pinacoteca e ao segundo edifício do museu, é aproximar 330 mil pessoas que circulam diariamente pela estação à cultura.

Na área da estação Luz do Metrô, serão apresentadas três reproduções de obras que estão em cartaz na mostra “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo”, na Pinacoteca Luz, cujo objetivo é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que compõem o acervo do museu. Entre as reproduções exibidas estão Almeida Júnior, (O violeiro, 1899 – foto); Paul Michel Dupuy, (Praia de Biarritz, de 1913); Cícero Dias, (Mamoeiro ou Dançarino, de 1946) e Anita Malfatti, (Tropical, 1916).

Já na área de trânsito da CPTM na Estação da Luz, o corredor de acesso à Pinacoteca ganhará dez reproduções que integram a mostra recém-inaugurada “Arte no Brasil: uma história do Modernismo”, em cartaz na Estação Pinacoteca, que reúne trabalhos realizados entre os anos 1920 e 1950 e dá continuidade à mostra de longa duração do museu, apresentada no segundo andar da Pinacoteca, propondo assim, uma leitura sobre as inovações formais do modernismo. Entre as obras selecionadas estão pinturas de Tarsila do Amaral, (Carnaval em Madureira, de 1924, Distância, 1928, Antropofagia, 1929 e São Paulo, 1924); Lasar Segall, (Bananal, de 1927); Almeida Júnior, (Leitura, de 1892; Cena de família de Adolfo Augusto Pinto, 1891) e Candido Portinari, (Mestiço, de 1934).

“Esperamos que, com as reproduções, o público possa se sentir estimulado a visitar o Museu, pois nada substitui a experiência de estar frente a frente com uma obra prima da arte brasileira.” Afirma Paulo Vicelli, diretor de Relações institucionais da Pinacoteca.

A exposição ficará em cartaz até o final de junho de 2014, todos os dias, durante o horário de funcionamento das estações.

Linha da Cultura

A Linha da Cultura é um projeto do Metrô de São Paulo que oferece aos milhões de passageiros várias obras de arte em forma de telas, quadros, fotografias, desenhos e esculturas. Em média, são 20 obras expostas por cerca de um mês em diversas estações da rede. A programação completa pode ser vista no site do Metrô.

Do Metrô