Metrô e CPTM funcionam ininterruptamente durante a Virada Cultural da capital

As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, para facilitar o acesso às estações

sex, 20/05/2016 - 20h09 | Do Portal do Governo

Os trens e estações do Metrô, da ViaQuatro e da CPTM vão funcionar de forma ininterrupta do início da operação de sábado, 21, até a meia-noite de domingo, 22. A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade durante a realização da 12ª edição da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana.

As estações metroviárias da cidade de São Paulo nas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã – Luz) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários das 4h40 de sábado até a meia-noite de domingo. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro), da 0h às 12h de domingo (22), os usuários serão atendidos pelos ônibus do sistema Paese, em função da realização de testes do sistema de controle de trens.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, as 92 estações permanecerão abertas para embarque e desembarque. O intervalo entre os trens será de 20 minutos nas seis linhas e, de 30 minutos, na extensão da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.

As integrações com o Metrô poderão ser feitas na Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e nas estações Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Tatuapé e Brás (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Santo Amaro e Pinheiros (Linha 9- Esmeralda).

Bilhetes Antecipados

As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, para facilitar o acesso às estações. A venda de bilhetes nas bilheteiras e carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.

Segurança

Para garantir a segurança dos usuários no interior do sistema haverá reforço no quadro de agentes, que ficarão distribuídos de forma estratégica ao longo das linhas e, principalmente, nas estações próximas às apresentações.

Acesso de ciclistas ao sistema metroviário

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão.

Informações

Central de Informações do Metrô (0800 770 7722): funciona diariamente das 5h30 às 23h30

Central de Atendimento Concessionária ViaQuatro (Linha 4-Amarela) (0800 770 7100): de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CPTM (0800 055 0121): funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h de sábado até às 20h de domingo.

Do Metrô