Metrô de São Paulo promove maratona de inovação aberta

Evento une especialistas, estudantes e passageiros de transportes públicos para soluções inovadoras

sex, 06/03/2020 - 20h08 | Do Portal do Governo

Um dos maiores desafios das metrópoles do mundo é melhorar a mobilidade de sua população. Para buscar soluções inovadoras e estimular jovens empreendedores a pensar nos complexos desafios que envolvem este tema, o Metrô de São Paulo lança no dia 10 de março as inscrições para o Hackamobi, que é um Hackathon (maratona) de conhecimento e de tecnologia com foco em desenvolvimento de soluções relacionadas à mobilidade urbana e ao transporte público sustentável.

O Hackathon do Metrô de São Paulo terá como tema o MaaS – Mobility as a Service (Mobilidade como Serviço) -, conceito que vem mudando significativamente os deslocamentos urbanos e metropolitanos, tendo como premissas a integração entre modais e de serviços, como os de pagamentos pelo transporte.

O Hackamobi será conduzido em cooperação com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e se originou do convite internacional das instituições Y4PT (Youth for Public Transport), UITP (Internacional Association of Public Transport) e RTA (Roads and Transport Authority – Dubai), que desde 2017 apoiam maratonas de tecnologia com foco em mobilidade urbana e metropolitana no Brasil e na América Latina.

O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de março, durante 49 horas ininterruptas, no recém-inaugurado laboratório de inovação do Metrô, o MetroLab, que é comandado pela Unimetro – Universidade Corporativa do Metrô e pelo NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica. Esta será a quarta maratona realizada em parceria com a Divisão América Latina da UITP no Brasil. As três primeiras edições foram em parceria com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e com mais 27 instituições públicas e privadas. “O Metrolab foi concebido para ser um espaço de inovação e encontro de diversos players para o estudo de problemas complexos que tragam soluções inovadoras que melhorem a mobilidade urbana” diz Silvia Pasini, responsável pelo Metrolab.

Dessa vez, a novidade é que funcionários de empresas de transporte que tiverem interesse em participar poderão se inscrever e desenvolver juntos com a sociedade soluções para alguns dos dilemas de mobilidade. As inscrições para o Hackamobi são gratuitas e individuais e deverão ser realizadas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário no site metrolabsp.com.br/hackamobi, no período de 10/03/2020 até 23h59 de 19/03/2020 (horário de Brasília).

Mais informações

MaaS – Mobility as a Service é o termo utilizado para se referir à mudança de transporte pessoal, para uma rede integrada de meios de transporte. Essa rede irá oferecer diferentes soluções para viagens e deslocamentos nos grandes centros urbanos, de acordo com a necessidade de cada um em tempo real. Permite que uma pessoa tenha acesso facilitado a diferentes meios de transporte quando desejar.

Do Metrô