Metrô conclui 85% das obras civis da estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás

A estimativa é que a estação entre em operação no final deste ano, após a instalação e testes de sistemas operacionais e equipamentos.

seg, 11/02/2013 - 19h24 | Do Portal do Governo

Cerca de 85% das obras civis da estação Adolfo Pinheiro, uma das 11 integrantes da extensão da Linha 5-Lilás entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin, já foram concluídas. A previsão é que esses serviços, que incluem estruturas metálicas e de concreto, sejam finalizados no primeiro trimestre de 2013. A estimativa é que a estação entre em operação no final deste ano, após a instalação e testes de sistemas operacionais e equipamentos.

Além da estação Adolfo Pinheiro, as obras do chamado lote 1 do prolongamento da Linha 5-Lilás também incluem a realização de dois trechos de túneis, via permanente e o poço de ventilação e emergência Delmiro Sampaio. No caso dos túneis, aproximadamente 95% das obras civis (escavação, impermeabilização, revestimentos e acabamentos de concreto) estão prontas e já foi iniciada a preparação para receber os trilhos, com a execução de laje de regularização dos pisos.

Com 27 metros de profundidade, o equivalente a 10 andares, a saída de ventilação e emergência Delmiro Sampaio está com sua estrutura 100% feita (laje de fundo, paredes e pilares), restando apenas o acabamento. 
Nas obras do lote 1, já foram utilizados cerca de 41.000 metros cúbicos de concreto, o equivalente a duas vezes e meia à quantidade que será utilizada na construção da Arena Corinthians, em Itaquera. Também foram consumidas 4.200 toneladas de aço e retirados 194.000 metros cúbicos de terra. Trabalham atualmente na obra cerca de 620 operários.

Ao todo, 100% da laje das salas técnicas, área que abriga grupo gerador diesel, transformadores e equipamentos de sistemas, e 95% da laje de cobertura da estação, além de 40% das lajes das plataformas foram concluídas. Já o mezanino metálico tem 60% de suas estruturas prontas. Ainda foram feitos 80% da laje de regularização que receberá os trilhos dentro da estação e as paredes de separação entre as vias já foram erguidas. As estruturas de concreto dos acessos de ambos os lados da Av. Adolfo Pinheiro estão com 70% dos serviços terminados.

As obras de prolongamento da Linha 5-Lilás, entre Largo Treze e Chácara Klabin, estão divididas em oito lotes. Além do lote 1, também estão em andamento os serviços do lote 2 (estações Alto da Boa Vista e Borba Gato e dois poços de ventilação), do lote 3 (estação Brooklin, três poços de ventilação, um poço e dois túneis singelos), lote 4 (estação Campo Belo e um poço de ventilação), lote 5 (estações Eucaliptos e Moema e um poço de ventilação), lote 6 (estações AACD-Servidor e Hospital São Paulo, um poço de ventilação e um estacionamento de trens), lote 7 (estações Santa Cruz e Chácara Klabin, três poços de ventilação e um túnel duplo) e lote 8 (pátio de manutenção e manobras Guido Caloi).

Moderna, acessível e sustentável

Inicialmente, a futura estação Adolfo Pinheiro deverá receber 14 mil usuários por dia, mas quando toda a extensão da Linha 5-Lilás estiver concluída até Chácara Klabin, são estimadas 44 mil pessoas diariamente. Com 24 metros de profundidade e cerca de 140 metros de comprimento, a estação traz a sustentabilidade com uma de suas características. As coberturas dos acessos serão estruturas metálicas, preenchidas com vidro, que possibilitarão a entrada de luz e ventilação naturais, resultando em economia de energia. A estação também será totalmente acessível, com elevador, rampas de acesso, sanitários exclusivos, piso tátil e comunicação em Braille. Na área externa, haverá intervenções no viário, com alargamento do calçamento e trabalhos paisagísticos.

Mais mobilidade para a zona sul

As obras de prolongamento da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) até Chácara Klabin possuem extensão de 11,5 km e 11 estações. O trecho Largo Treze – Adolfo Pinheiro tem previsão de entrega para 2013 e o restante da linha, até Chácara Klabin, para 2015. Haverá conexões nas estações Campo Belo (integração com a Linha 17-Ouro, de monotrilho), Santa Cruz (Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (Linha 2-Verde). A estimativa é que a demanda diária da linha passe dos atuais 250 mil para 771 mil usuários.

Também foram adquiridos 26 novos trens, que estão sendo produzidos pela CAF no município de Hortolândia, interior de São Paulo.

Do Metrô