Metrô apresenta projeto da maior pesquisa de mobilidade urbana do país

Pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô a cada 10 anos, será tema de palestra no Instituto de Engenharia nesta quinta-feira, 18

qua, 17/05/2017 - 19h48 | Do Portal do Governo

A maior pesquisa de mobilidade urbana do Brasil, a Pesquisa Origem e Destino, que é realizada pelo Metrô de São Paulo a cada 10 anos, será tema de palestra no Instituto de Engenharia nesta quinta-feira, 18, das 9h às 12h.

A nova edição da Pesquisa OD será realizada a partir de agosto para mapear as atividades socioeconômicas e todos os deslocamentos feitos na Região Metropolitana de São Paulo e em seus acessos.

A palestra vai abranger os métodos de realização da pesquisa, que passará a utilizar novas tecnologias como dispositivos digitais para coleta de dados e georreferenciamento de endereços, além de discutir a aplicação de seus resultados, que são largamente usados em planejamento e estudos dos setores de transportes, logística, saúde e educação, entre outros.

A Pesquisa OD está completando 50 anos e vai coletar informações em 32 mil domicílios, 39 municípios, 22 rodovias e 2 aeroportos, alcançando 100 mil entrevistados.

Serviço

Local: Auditório do Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, nº 120 – V. Mariana – São Paulo/SP

Dia: 18/05/2017, das 9h às 12h

Inscrições gratuitas pelo e-mail divtec@ie.org.br

Transmissão ao vivo da palestra pelo site do Instituto de Engenharia: www.ie.org.br

Programação

9h00 – Recepção, inscrições e café

Saguão de entrada do Instituto de Engenharia.

9h30 – Abertura do Evento

Pronunciamento do presidente do Instituto de Engenharia, da Companhia do Metropolitano – Metrô, da ANTP e da Aeamesp.

9h45 – Alberto Epifani, Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos

Conceituação do Planejamento da Mobilidade Urbana, a complexidade e a importância de uma da pesquisa, como elemento estrutural determinante da política de grandes investimentos nas redes metroviária, ferroviária e rodoviária.

10h15 – Luiz Cortez, Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos (GPI)

Descrição metodológica da Pesquisa OD, composta pela pesquisa domiciliar, que abrange 32 mil domicílios e mais de 100 mil entrevistados nos 39 municípios da Região Metropolitana, e pela pesquisa de linha de contorno, que engloba também os deslocamentos de veículos, cuja origem ou destino estão fora da Região Metropolitana. Descrição da utilização de informática e dos avanços tecnológicos.

11h15 – Manifestações do público: perguntas e esclarecimentos

12h00 – Encerramento

Do Metrô