Mês de novembro tem cursos gratuitos no Acessa SP

Interessados devem se inscrever entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no posto do Parque da Juventude, na zona norte da capital

qui, 25/10/2012 - 12h15 | Do Portal do Governo

O Acessa São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado, está com as inscrições abertas para o ciclo de oficinas gratuitas do mês de novembro.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. Para isso, devem procurar o posto do Parque da Juventude, das 9h às 17h, e apresentar RG no ato da matrícula.

São oito modalidades oferecidas, entre elas “Introdução à Informática Básica”, “Internet Básica”, “Montagem e Manutenção de Microcomputadores”, “Artes Gráficas – De Cartazes a Capas de CD e DVD” e “Seja livre, use Linux”. No total, são 180 vagas disponibilizadas.

As aulas terão início no dia 5 de novembro, também no Parque da Juventude. Alguns encontros são realizados durante a semana e outros aos sábados, variando de acordo com a modalidade.

Acessa São Paulo 

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que já ultrapassou a marca de 65,6 milhões de atendimentos.

Desde a sua fundação, em 2000, são 2,5 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 684 postos em funcionamento em 555 municípios, com mais de 6,2 mil computadores e 1,1 mil monitores.

Serviço

Acessa SP Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio 1 – 1º andar (ao lado da estação Carandiru do Metrô) – São Paulo/SP

Confira a programação de cursos:

Introdução à Informática Básica
Dias: Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira de 05 a 27 de novembro
Horário: das 10 às 12 horas
Obs.: Sem pré requisitos
Descrição: Oficina voltada aos usuários que nunca tiveram contato com o computador ou com pouca experiência no manuseio do teclado e mouse. Através de jogos educativos e exemplos práticos o usuário entende como funciona o uso do computador no dia a dia.

Internet Básica 
Dias: Segunda-feira e terça-feira de 05 a 27 de novembro
Horário: das 15 às 17 horas
Pré requisito: Conhecimento básico em informática
Descrição: Oficina voltada aos usuários que tem conhecimento básico em informática e querem aprender a navegar na internet. A oficina irá apresentar o navegador de internet, o que é site, o que é e-mail, como pesquisar, o que são redes sociais e outras formas de comunicação como MSN e Skype.

Montagem e Manutenção de Microcomputadores 
Dias: Segunda-feira e terça-feira de 05 a 27 de Outubro
Horário: das 10 às 12 horas
Pré requisito: Conhecimento básico em informática
Descrição: Indicado para o usuário que deseja aplicar os conhecimentos da oficina para uso pessoal e passar a fazer a manutenção e melhorias no próprio computador, eliminando os gastos com técnicos. A oficina irá apresentar componentes de hardware como placa mãe, processador, memória RAM, HD (disco rígido), placas off boards em geral e configurações básicas da BIOS da placa Mãe. Para fazer a oficina não é preciso possuir conhecimentos prévios, pois todos os detalhes teóricos e práticos serão apresentados passo a passo, desde a introdução até a montagem final do computador.

Fotografia Digital: “Composição, enquadramento e olhar” 
Dias: Quarta-feira e Sábado de 07 a 28 de novembro
Horário: Quarta-feira – das 15 às 17horas e Sábado – das 10 às 12 horas
Obs: Sem pré-requisitos
Descrição: O que faz uma boa fotografia? Equipamento de última geração ou uma boa composição? A Oficina de Fotografia: “Composição, enquadramento e olhar” pretende habituar os participantes a terem um olhar mais apurado e crítico, apresentar referências de fotógrafos conceituados e melhorar as composições das fotos dos participantes com muita prática.

Seja livre, use Linux 
Dias: Quinta-feira, dias 08, 22 e 29 de novembro
Horário: das 10 às 13 horas
Pré requisito: Conhecimento básico em informática e montagem e manutenção.
Descrição: A oficina é destinada às pessoas que querem ter mais opção além do sistema operacional que conhecem, assim como ter programas que não precisam ser adquirido por meios ilícitos. Em três encontros apresentamos o sistema operacional GNU/Linux e programas livres que usamos no dia a dia.

Artes Gráficas: De cartazes a capas de CD e DVD 
Dias: Segunda-feira – dias 5, 12 e 26 de novembro
Horário: das 14 às 17 horas
Pré requisito: Conhecimento básico em informática
Descrição: Cartazes de cinema, capas de CD/DVD, cartões de visitas, impressos que vemos todos os dias nas ruas e em casa. Saiba como fazer em sua casa com programas livres de computador. A oficina em quatro encontros irá apresentar dois programas de computador para produzir artes gráficas tanto para impressos quanto para a Internet.

Práticas em Inglês 
Dias: terça-feira e quinta-feira de 06 a 29 de novembro
Horário: das 10 às 13 horas
Obs: Sem pré requisitos

Libras Básico 
Dias: terça-feira e quinta-feira de 06 a 29 de novembro
Horário: das 15:30 às 18:30 horas
Obs: Sem pré requisitos

Oficinas – sábados:

Introdução à Informática Básica
Dias: Sábado – dias 10 e 24 de novembro
Horários: das 08 às 12 horas
Obs: Sem pré-requisitos
Descrição: Oficina voltada aos usuários que nunca tiveram contato com o computador ou com pouca experiência no manuseio do teclado e mouse.
Através de jogos educativos e exemplos práticos, o usuário entende como funciona o uso do computador no dia a dia.

Montagem e Manutenção de Microcomputadores 
Dias: Sábado – dias 10 e 24 de novembro
Horários: das 08 às 12 horas
Pré requisito: Conhecimento básico em informática
Descrição: Indicado para o usuário que deseja aplicar os conhecimentos da oficina para uso pessoal e passar a fazer a manutenção e melhorias no próprio computador, eliminando os gastos com técnicos. A oficina irá apresentar componentes de hardware como placa mãe, processador, memória RAM, HD(disco rígido),placas off boards em geral e configurações básicas da BIOS da placa Mãe. Para fazer a oficina não é preciso possuir conhecimentos prévios, pois todos os detalhes teóricos e práticos serão apresentados passo a passo, desde a introdução até a montagem final do computador.

Da Secretaria de Gestão Pública