Memorial comemora 459 anos de São Paulo com festa em dose dupla

Baianas farão lavagem inédita da Mão de Niemeyer em Samba de Sampa e os Trovadores Urbanos cantarão Serenata para São Paulo

ter, 22/01/2013 - 9h15 | Do Portal do Governo

Haja fôlego! O aniversário de São Paulo terá dose dupla e gratuita de comemoração no dia 25, no Memorial da América Latina. Começando às 16h, um esquenta de Carnaval sob a batuta da Companhia Tribo de Dança, o Samba de Sampa reunirá a Corte do Carnaval de 2012, Gabi & Vivi, mestre-sala e porta-bandeira, mais 56 ritmistas, baianas, mulatas, destaques das grandes escolas da Capital.

O cortejo sai em frente ao Auditório Simón Bolivar, sobe a passarela e quando chegar ao outro lado, na Praça Cívica, as baianas, ao som da bateria, e à moda do que fazem nas escadarias das igrejas do Bonfim, em Salvador, vão lavar – com água de cheiro – a Mão, famosa escultura de Niemeyer, iniciativa inédita na história do Memorial. Terminada a lavagem, o grande bloco retorna à origem e inicia o samba de roda aberto a todos os participantes, sob a batuta dos compositores Ideval Anselmo, Zelão e Airton Santa Maria.

O carnaval antecipado no Memorial tem tudo a ver com o lugar. Para quem não sabe, onde hoje se ergue o Auditório Simón Bolivar, era o Largo da Banana, ponto de encontro dos negros que, sentindo-se excluídos das comemorações de Momo (Carnaval), formavam ali rodas de samba, tiririca (capoeira) e serestas. Grandes pilares do samba paulista passaram por lá: Geraldo Filme, Tio Mário, Pé Rachado e Seu Nenê.

Trovadores Urbanos

O quarteto vocal, que nasceu em 1990 e já faz história na música popular brasileira, escolheu a dedo o repertório que vai cantar na Serenata para São Paulo. O espetáculo começa às 19h no Auditório Simón Bolivar.

No palco, ornamentado com pétalas vermelhas, Eduardo Santhana, Juca Novaes, Maida Novaes e Valéria Caram (www.trovadoresurbanos.com.br) vão desfilar obras-primas de compositores e intérpretes que cantam a nossa cidade, como “Sinfonia Paulistana”, de Billy Blanco; “Como vai você”, de Antônio Marcos/Mário Marcos; “Outra vez”, de Isolda; “Sonhos”, de Peninha; e clássicos da raiz sertaneja como “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira; “João de Barro”, de Teddy Vieira/Muhibo Cury e “Cabocla Tereza”, de João Pacífico.

No roteiro da noite, um bloco de músicas inteiro será dedicado à grande companheira de carreira dos Trovadores Urbanos: a lua, com canções como Noite Cheia de Estrelas, Malandrinha, A Deusa da Minha Rua, entre outros sucessos. 

Noutro bloco, este dedicado ao poeta Adoniran Barbosa, serão apresentadas canções como “Luz da Light” e “Prova de Carinho”, (com Hervê Cordovil). O espetáculo conta com a participação do coral Trovadores Mirins, composto por cerca de 20 crianças, todas vestidas a anos 20, mostrando a graciosidade e afinação da ala infantil do grupo.

Serviço

Trovadores Urbanos: Serenata para São Paulo

Data e horário: Sexta-feira, 25 de janeiro, às 19h

Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar – São Paulo/SP

Entrada Franca

Do Memorial da América Latina