Megatatuzão inicia escavação de túnel para expansão da Linha 5 do Metrô

Equipamento é utilizado na ampliação da linha que faz parte das quatro obras simultâneas que o Governo do Estado executa para a expansão do Metrô

qua, 11/09/2013 - 15h21 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta quarta-feira, 11, o início dos trabalhos do megatatuzão (shield), equipamento que começou a cavar um dos túneis do novo trecho da Linha 5-Lilás (Largo Treze/Chácara Klabin) do Metrô de São Paulo. A máquina foi montada no Poço Bandeirantes, próximo à futura estação Campo Belo, e seguirá perfurando um túnel com destino à estação Chácara Klabin.

“Hoje começou a operar o primeiro shield, o primeiro tatuzão. Começa aqui, praticamente na Avenida dos Bandeirantes. Tem 10,5 metros de largura e vai fazer o túnel por onde vão passar os dois sentidos do Metrô. Faz 15 metros por dia, fura a rocha, perfura, faz o túnel e ainda faz um anel de concreto”, explicou o governador Alckmin.

Esse equipamento será o responsável por cavar e revestir com anéis de concreto os 4.800 metros de túnel, entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, na região da Vila Mariana. Nesse trecho ficarão as futuras estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Com ele, podem ser perfurados até 15 metros por dia, instalando ao final 3.241 anéis de concreto. A expectativa é a de que esse trabalho termine em 22 meses.

O megatatuzão, anteriormente utilizado nas obras da Linha 4-Amarela, foi reformulado para trabalhar nas obras da Linha 5-Lilás. Sua capacidade foi ampliada, com o aumento do diâmetro de escavação para 10,58 metros (contra 9,41 metros quando usado na Linha 4). A megaestrutura possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para sua operação, serão necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno de trabalho, além de 30 operários para apoio.

Além do megatatuzão, outros dois shields menores também serão utilizados para a perfuração de outros dois túneis da Linha 5 ainda neste ano. Esses equipamentos foram construídos na Alemanha e transportados para o Brasil em navios. As duas máquinas de menor porte irão cavar os túneis entre as futuras estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Essa será a primeira vez na história que São Paulo terá três tatuzões operando simultaneamente em uma única obra de Metrô.

Esses equipamentos são os mais modernos e seguros para escavações de túneis, por meio do sistema de Pressão Balanceada de Terra, que compensa as pressões exercidas pelo terreno e pelo lençol freático. Além disso, ao mesmo tempo em que escavam, também instalam os anéis de concreto que revestem e estruturam os túneis. Dessa forma, em nenhum momento, o terreno fica exposto e sem suporte.

Expansão da Linha 5-Lilás

A ampliação da Linha 5-Lilás faz parte de um conjunto de quatro obras simultâneas que o Governo Estado executa para a expansão do Metrô, com investimento de R$ 29,9 bilhões. Entre o Largo Treze e a Chácara Klabin serão mais 11,5 quilômetros de extensão e 11 novas estações (Adolpho Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), somando-se aos atuais 8,5 quilômetros e seis estações já em operação (entre Capão Redondo e Largo Treze) da linha.

O primeiro trecho da expansão da Linha 5 deverá ficar pronto no início de 2014, com a entrega da estação Adolfo Pinheiro.

Quando totalmente concluída, a linha fará interligação com as linhas 1-Azul (em Santa Cruz), 2-Verde (na Chácara Klabin) e 17-Ouro (Campo Belo). Irá transportar mais de 780 mil pessoas por dia.

Arte de Obra

Esta semana foi lançado o concurso “Arte de Obra”, uma contribuição do Metrô para tornar a cidade de São Paulo mais divertida e colorida. As telas oferecidas aos artistas são os tapumes que cercam as obras da Linha 5-Lilás. Os ganhadores do concurso poderão grafitar seus desenhos nos tapumes das futuras estações, ao lado dos trabalhos de seis dos maiores grafiteiros do Brasil, convidados pelo Metrô.

O primeiro grafite está sendo feito na estação Eucaliptos, pelo artista Binho Ribeiro. A partir do dia 1º de outubro, os artistas Anjo (estação Hospital São Paulo), Chivitz (estação Brooklin), Minhau (estação Borba Gato), Nick (estação Boa Vista) e Eduardo Kobra (estação AACD-Servidor) iniciam seus trabalhos nos tapumes do Metrô.

Para participar do concurso Arte de Obra, os interessados devem fazer a inscrição a partir desta quarta-feira, 11, no site www.artedeobrametro.com.br. As obras devem ser de autoria própria e o participante pode enviar quantos desenhos quiser. Uma comissão julgadora, formada pelos seis artistas e representantes da Companhia, selecionará 30 desenhos que passarão por votação popular a fim de eleger os melhores trabalhos. Os vencedores terão acompanhamento profissional para a pintura dos tapumes.

Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo
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