MEC autoriza a criação de cinco novos programas de residência médica no Iamspe

Dentre eles, o programa de Medicina Paliativa é o primeiro a ser implantado no Brasil

sex, 22/02/2013 - 20h12 | Do Portal do Governo

A Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, aprovou a criação de cinco novos programas de residência no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), além de ter ampliado o número de vagas em mais seis especialidades. A novidade é a primeira residência no Brasil específica para o Serviço de Cuidados Paliativos. O programa de residência terá início em 1º de março.

Os novos programas, nas áreas de Endoscopia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Mastologia, Infectologia Hospitalar e Medicina Paliativa, foram aprovados integralmente em novembro de 2012 após uma visita dos integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica aos serviços que solicitaram a criação ou ampliação de vagas. Os residentes aprovados em concurso fazem a especialização em um período de um a quatro anos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

“A demanda por essas novas vagas se deu em razão da evolução da própria medicina, que a cada dia se especializa mais. Hoje atuam no HSPE, hospital administrado pelo Iamspe, 318 médicos residentes em 42 áreas básicas e de especialidades. Com a aprovação das novas vagas, serão 338 profissionais e existe a perspectiva de ampliação de vagas para outras especialidades no futuro”, afirma o presidente da Comissão de Residência Médica do Iamspe, o Prof. Dr. Reginaldo Guedes Coelho Lopes.

Ele acrescenta que a aprovação do Programa de Medicina Paliativa pela Comissão Nacional de Residência Médica demonstra o interesse na especialidade e a qualidade do serviço existente no Hospital do Servidor, que é pioneiro também na estruturação da enfermaria de cuidados paliativos.

Reginaldo acrescenta que o concurso de residência do Iamspe é o maior do País realizado por uma única instituição. “O último concurso, realizado em novembro, teve 5 mil inscritos para 136 vagas de primeiro ano.”

Do Iamspe